Coração de Bicho

31 de janeiro de 2011

Angélica Lopes
Editora: Escrita Fina
Páginas: 103
Onde comprar: Saraiva
Começando pela primeira parte que todo mundo vê, a capa é daquelas que desperta a vontade de ler. Pelo menos em mim. Preciso confessar que adorei as páginas coloridas dividindo as histórias. Eu acrescentaria um desenho depois do título, mas está bem legal do  jeito atual.
As dez fábulas contam alguma particularidade de cada animal na visão deles, inclusive do bicho homem.
O jeito do cachorro achar que a ordem das coisas funcionam é divertida. Me emocionei com a história do gatinho. Simpatizei com a tartaruga. Tive uma certa pena do camaleão. Ri com a visão da mosquita. Com os ácaros lembrei que existem formas de vida invisíveis. Assim como o peixe, algumas vezes também não gosto de mudanças. A amizade entre as aves foi bonita. Me surpreendi com a mente do coelho. E por fim, foi interessante lembrar que não somos tão invencíveis como pensamos, mas achei a última história triste.
É o modo deles de ver a vida. Uma perspectiva diferente da que estamos acostumados a olhar ou a pensar sobre como é a vida de cada um. Afinal, não temos como saber o que se passa na cabeça dos bichinhos. Na verdade, nem na de ninguém além da nossa própria. A diferença é que pra seres da nossa espécie a gente pode perguntar e pro restante dos animais só nos resta imaginar. Foi exatamente isso que Angélica Lopes fez de uma maneira bem criativa. Eu gostei do ponto de vista da autora sobre as histórias dos animais que se encontram nesse livro.
Dificilmente eu conseguirei ver os animais da mesma maneira de antes. Quando olhá-los vou lembrar das possíveis histórias que a autora escreveu pensando se realmente poderia ser verdade ou se existiria algo parecido. Um exemplo interessante foi quando matei uma mosquita que estava me mordendo. Ou quando olhar pro meu cachorro vou querer imaginar o que ele está pensando. E o que passa na cabeça do meu gato cujo os filhotes nasceram a pouco tempo. Eu faço já faço isso. 
E você, ficou curioso pra ler? Depois me conta sua opinião sobre os bichinhos.