Cidade dos Ossos - Os instrumentos mortais 1

14 de maio de 2011

Cassandra Clare
Editora: Record
Páginas: 462
Sinopse: "Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. "

Estou optando por não descrever o resumo porque tenho certeza de não conseguir me segurar, e assim vou acabar contando de mais. Portanto, essa resenha é muito mais a minha opinião.
Pra começar, gostaria de dizer que adorei a frase atrás do livro: "O primeiro ''encontro'' de Clary e Jace não poderia ter sido... pior." Ok, não foi só a frase que eu adorei, mas o livro. Na verdade eu não adorei, eu AMEI!
Eu gostei da mocinha. É claro que eu encontrei na Clary semelhanças com outras mocinhas, assim como outras partes do livro. Achei coisa parecida até com Harry Potter. Porém, Clary tem algo a mais. O jeito dela agir, principalmente em relação ao Jace, difere das demais. Falando em Jace, o que é essa maneira dele ver a vida? Dei muitas risadas internas com as falas dele, pois ele tem tiradas ótimas ou pelo menos eu gosto de homens com esse tipo de humor. E para contraste tem o Simon, melhor amigo dela e mundano, mas muito esperto. Sempre tem que ter dois. :X E os irmãos Alec e Isabelle, que fazem parte do núcleo jovem e auxiliam bastante.
Se o livro tem algo de ruim? Não sei. A trama foi envolvente o suficiente para não me deixar perceber, pelo contrário, eu contava o tempo para chegar a hora de ler e a todo momento pensava "Como eu amo esse livro!".O bom é que esse foi um livro que eu queria ler, mas ao mesmo tempo eu não criei expectativa em cima. Eu adoro criar hipóteses sobre o que vai acontecer ou sobre finais e é muito bom confirmá-las ou não. O fato é que estamos sempre as criando. Aula de produção textual feelings.
Comentário sobre os momentos finais: existe, da minha parte, uma relação de amor e ódio. Não era o que eu queria, mas achei muito interessante, foge do padrão, das expectativas, mas não chega a ser frustrante e o melhor de tudo é saber que tem mais. Quando eu li esse, foi um dos livros que você fica na torcida para o autor estar inspirado e escrever bastante e ainda rola uma esperança da situação mudar. Eu já criei várias hipoteses na minha mente para solucionar tudo.
Uma coisa é fato: mães, não tentem pupar seus filhos de tudo ou evitar que eles sigam um determinado caminho, porque desse jeito eles acabam indo mesmo, pelo menos nos livros..rs
Minhas últimas palavras deste post: Eu preciso ler o próximo!