Karma Club

30 de agosto de 2011

Jessica Brody
Editora: Novo Século

Páginas: 262

Sinopse: "Madison Kasparova sempre achou que soubesse como o Carma funciona. Aquela força poderosa e cheia de mistérios que traz harmonia para o Universo. Você sabe – pratique boas ações e será recompensado, faça uma má ação e o Carma vai garantir que terá o que merece. É como se fosse um ato de equilíbrio cósmico. Mas quando Mason Brooks, namorado de Maddy por dois anos, foi pego no flagra beijando a Srta. Corpo Perfeito, Heather Campbell, e não aconteceu absolutamente nada para qualquer um dos dois – exceto se transformarem no mais novo casalzinho do Colégio Colonial – pareceu que o Carma havia oficialmente deixado Maddy desamparada. Foi assim que ela e suas melhores amigas, Angie e Jade, decidiram inaugurar o Clube do Carma – uma organização secreta, só para membros, cujo único objetivo era arrumar a bagunça que o Universo estava deixando para trás. Porém, algumas vezes, não é muito inteligente interferir nos desígnios do Universo, pois, quando você apronta com o Carma, o Carma apronta com você. E agora, Maddy terá que achar uma maneira de encontrar novamente o equilíbrio de sua vida, mesmo que tudo à sua volta pareça estar de cabeça para baixo. "
Esse livro está na lista daqueles que são complicados de fazer resenha. São tantas coisas a dizer e tantos pensamentos que fica difícil organizar em forma de post, mas vamos lá. É bem clichê começar dizendo que eu AMEI, mas o que eu posso fazer se é a pura verdade? 
O que dizer sobre Karma Club? Eu achei a proposta fascinante, até mesmo porque eu já me peguei pensando sobre carma muitas vezes. Tá, não foi exatamente na palavra carma, mas sim nas coisas que ela implica. Quem nunca se perguntou o motivo das pessoas que fazem coisas ruins para os outros - se inclua na palavra outros - viverem se dando bem na vida enquanto você, que não faz mal nem a uma mosca só se ferra? E até mesmo, quem nunca pensou que talvez devesse fazer algo para "equilibrar" isso? Enquanto lia o livro, em vários momentos me lembrava das minhas situações.
As três amigas inseparáveis viviam tranquilamente suas vidas até que a Maddy, que achava que tinha o namorado perfeito Mason, descobriu que o mesmo estava aos beijos com a garota mais popular do colégio. E a partir disso surgiu o Clube do Carma, onde a proposta era arrumar toda essa bagunça que o universo estava deixando para trás. Só que é claro que  como tudo que você faz na vida tem consequências, não poderia ser diferente com elas. É claro que tudo acontece de uma maneira muito divertida, principalmente para quem está lendo. Eu estou aqui me segurando para não contar tudo que acontece por isso eu preciso pecar por menos do que por falar demais, então peço que me perdoem caso faltem detalhes importantes. Eu acredito no que o livro prega sobre o carma, então na minha opinião o livro traz uma lição bem importante para a vida das pessoas - principalmente se você for adolescente e tiver pensamentos de vingança pelas coisas que te acontecem.
Ah, não posso deixar de falar do Spencer, ele é muito...bom, como não quero estragar, você terá que ler pra saber. MUAHAHAHAHA
O livro tem tantas passagens que seriam ótimas para usar os meus post-its que eu acabei optando por não marcar a maioria. Mas apresento algumas para deixá-los na curiosidade:
"Spencer chama minha atenção para o assunto presente, que hoje se refere ao uso do condicional em frases com "se". Tipo, eu iria à loja se tivesse dinheiro. Ou, eu não estaria aqui se tivesse prestado atenção ao que o senhor Wilson falava." 
Tá, eu sei que esse trecho provavelmente não despertará a curiosidade de ninguém, mas escolhi porque apresentarei sobre essa matéria na faculdade - em inglês - essa semana. "E o que eu tenho com isso?" Deve ser o que você está se perguntando agora. A explicação é que eu queria mostrar como os livros sempre tem alguma coisa relacionada a nossa vida enquanto estamos lendo.
"- Acho que não devemos contar aos meus pais que eles estão pagando por isso.Dou uma risada nervosa.- É, melhor não.- Mas eu certamente pagaria por isso.Sorrio porque sei que é um elogio, e não uma sugestão de que eu devera passar meu tempo nas ruas de Hollywood depois da meia-noite esperando Richard Gere aparecer em seu Lotus emprestado, como no filme Uma linda mulher."
Deixei os aspectos técnicos por último. Achei a diagramação dele bem legal e não reparei em erros, mas uma coisa que me chamou a atenção inclusive pelos comentários que vi na internet foi a capa. A princípio eu achei a capa muito bonita - até porque eu amo roxo. Mas quando vi a capa dos Estados Unidos, confesso que me apaixonei. Agora, lendo o livro eu não consegui entender a relação que a capa brasileira tem com o conteúdo, o que a americana mostra ter totalmente a ver. Eu não entendi a escolha, caso alguém saiba por favor me diga.

P.S. Eu esqueci de falar da Heather, mas ela é aquele tipo de personagem que faz parte do kit, afinal todo livro tem um kit básico: a mocinha, pelo menos um gatinho e a vilã acompanhada da sua turma.

A Jessica Brody estará no estande da Editora Novo Século no dia 10/09 - 15:00h (Pavilhão Azul – Rua K 14)