Pra onde vão os dias que passam?

23 de fevereiro de 2012

Anna Claudia Ramos
Editora: Escrita Fina
Páginas: 78

Sinopse:"Pra onde vão os dias que passam? completa sua maioridade literária neste ano. O livro foi originalmente escrito e publicado em 1992, quando a autora infantojuvenil Anna Claudia Ramos saíra da faculdade havia pouco. Dezoito anos se passaram, mas a história de Mariana, a criança sonhadora que se transforma em adulta e enfrenta todos os medos, dúvidas e inseguranças da passagem dos anos, continua atemporal e atual. O livro abre mão das aventuras recheadas de ação típicas das crianças e dos adolescentes, preferindo explorar profundamente os sentimentos mais íntimos da protagonista. Mariana percebe-se diferente dos pais e dos irmãos, mas não compreende o que significa ter suas próprias escolhas e vontades. Desde pequena, gosta de sentir o mar, o vento no rosto, brincar de ser princesa. Na sua imaginação, tudo é possível. Durante a adolescência e o início da vida adulta, a menina se dá conta de que não é mais apenas uma garota, sendo obrigada a aceitar que se tornou mulher. E todos os medos, todas as perguntas, as dúvidas? O que fazer com elas? Foram sonhos, fantasias, perdas, lembranças. É, então, que ela muda-se para uma cidade do interior, abre mão de todo conforto familiar, dos amigos e do namorado para entrar em contato consigo e com sua natureza interior. Pra onde vão os dias que passam? é uma narrativa que envolve realidade, mistérios transcendentais, simbolismos e sentimentos abstratos. Mariana vai levar os leitores por um caminho traçado por ela em busca do autoconhecimento, da aceitação pessoal e do encontro com o coração e com a intuição. "

Como a sinopse dele é grande, eu vou direto ao ponto. Esse livro é pequeno na quantidade de páginas, porém, imenso na quantidade de mensagens que tenta passar para quem lê. Eu vi em Mariana muitos dos meus medos, dúvidas, aflições, pensamentos e atitudes, e todos os conselhos que ela recebeu eu tomei para mim. A leitura do exemplar pode ser rápida, mas algumas de suas mensagens durarão por um bom tempo na minha mente e nas lições que aprendi. Mais uma vez eu declaro: literatura nacional arrasa! É claro que muitos vão ler o livro e não entender nada ou não gostar, mas tudo na vida é assim, enxergamos de maneiras diferentes o que lemos de acordo com as nossas vivências e aprendizados e nem tudo agrada todo mundo. Eu acredito que devemos dar uma chance a (quase) tudo na vida. É muito melhor dizer que não gostou depois de ter provado do que afirmar uma coisa sem conhecimento necessário e passar a eternidade na dúvida. (Nossa, tô profunda hoje...)
A capa me encantou, mas quando vi a diagramação fiquei sem palavras. Ele é muito lindo por dentro, com as imagens, os detalhes. (Vocês verão no vídeo 'Na Estante #5' se o Youtube me permitir.) Dá para ver o cuidado que a editora teve com o livro, aliás, esse é o segundo livro que leio e observei a mesma coisa.
"Sempre foi assim, pensando os sentimentos em vez de vivê-los. Mariana gosta de inventar histórias e fazer diário. Neles inventa tudo, até a vida que quer. Mas às vezes se esquece de viver, fica só na fantasia. [...] Namoros frustrados, falas engasgadas, decisões não tomadas. Medo."
"- O passado não se pode mudar. Apenas olhar pra ele sem raiva, porque você não pode fazer de um jeito novo o que já passou, mas pode mudar sua maneira de fazer as coisas a partir de agora. [...] Se permita ser feliz. Só depende de você."