Fazendo meu filme 3 - O roteiro inesperado de Fani

31 de março de 2012

Paula Pimenta
Editora Gutemberg
Páginas: 424
Sinopse: "Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com dezoito anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas. Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos. A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito..."

Ufa, eu pensei que não conseguiria postar o livro do desafio desse mês, mas aqui está!
Depois de voltar do seu intercâmbio maravilhoso de um ano pela terra da Rainha, Fani tem que se readaptar a sua antiga vida, o que não é nada fácil. Esse livro além de ser o maior até o momento, ele também traz muitas coisas para reflexão e discussão. A Fani passa por muita coisa, aprende muita coisa e vive muita coisa. Tem o vestibular, o namoro, escolhas, as amigas, o ex, o futuro que não se pode prever e nem controlar...
Uma questão que eu gostaria de fazer um longo discurso sobre, e não o farei, é o fato do comportamento da Fani diante dos ciúmes do Leo. Ela simplesmente abaixa a cabeça para o que ele quer e acabou. Eu entendo que é normal sentir ciúmes pelo que aconteceu, mas a gente não tem controle em relação a ação dos outros e ela não tinha culpa se o Christian ainda procurava meios de entrar em contato. Uma coisa é fato, não dá pra apagar o passado e eu não achei nada justo o Leo querer manter a Fani longe do ex e muito menos as crises que ele dava (ainda mais quando mantinha contato com a Vanessa). Agora pior do que as atitudes dele era a Fani permitir isso e não se posicionar. Isso incomoda por varios aspectos, e um deles é que ter passado por isso faz com que se veja os dois lados e o quanto é ruim você 'fazer vontade' e depois isso sair do controle, por que é o que acontece. Meninas, não permitam isso. Se vocês não se posicionarem, depois vai ser tarde demais. Gostaria de lembrar e/ou esclarecer que tanto esse quanto a próxima 'reflexão' que faço não é de maneira alguma criticando a personagem e nem a escritora. Eu sei que isso acontece e acho importante mostrar isso na literatura. A intenção é que pensemos um pouquinho sobre o assunto. A ideia inicial era fazer um post separado, mas como ainda não tenho a estrutura dele toda em mente e poderia passar muito tempo, achei melhor falar disso aqui. Só não quero me me entendam mal.
Aliás, esse livro nao teve só uma coisa polêmica que me faz trazer o assunto para o nosso cotidiano. Outra coisa importante é com relação a profissão. Eu sei que os pais e familiares estão preocupados com seu futuro e só querem o seu bem, mas isso também não pode interferir nas escolhas profissionais. Não vale a pena fazer uma faculdade só porque os seus pais querem, ser um péssimo profissional e ficar infeliz para o resto da vida.
Falando um pouco dos outros personagens: a mãe dela continua com aquele padrão de comportamento nada ideal, mas ela mostra os motivos dela; o pai é demais e sempre apoia a Fani nos momentos que ela precisa; o irmão mais velho Inácio quase não se manifesta, mas quando aparece sabe o que faz; já o Alberto é doidinho e engraçado; as amigas são ótimas e estão sempre por lá para apoiá-la independente da situação; o Leo - sem contar as crises loucas de ciúmes -  é um namorado muito fofo; já o Christian é o tipo de cara que entra para a lista de desejos fácil, fácil.
Não quero contar ainda mais do que já falei, mas adianto que acontece muita coisa mesmo nesse livro, e coisas importantes. Com toda essa reviravolta na vida dela eu mal posso esperar pelo 4, apesar de imaginar que não vai acontecer o que eu quero...
"Por quantos níveis de dificuldade mais ele tem que passar? Isso não é videogame! É amor!"
"Onde vocês mais gostam de ser beijadas?"
Eu suspirei desanimada. Já sabia que só ia sair pergunta daquele nível.
A Natália se apressou em responder:
 "Eu gosto de ser beijada no elevador!"
Nós começamos a rir.
"Ai, só podia ser loura mesmo!", a Gabi disse, dando um tapinha na testa da Natália. "Perguntei em que parte do corpo!"
"Eu estava brincando!" a Natália revidou o tapa."
"Jura que você vai dar um jeito de conhecer também os atores de todos os seriados? Sou tão louca pelo Ian Somerhalder de Vampire Diaries! Fani, promete que você me apresenta pra ele?"