Fazendo meu filme 1 - A estreia de Fani

16 de abril de 2012

Paula Pimenta
Editora Gutemberg
Páginas: 331
Sinopse: "Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. "

Antes de começar, gostaria de dizer que a blogueira que vos escreve tem momentos de insanidade e por isso acabou postando as resenhas dos livros 2 e 3 da série antes de postar a do primeiro livro. Caso alguém queira conferir, deixarei os links no final do post.
Sabe aquele livro que você pega, não quer mais parar e quando vê já acabou? E ainda deixa um gostinho de quero mais? Isso descreve bem o que aconteceu. Eu fiquei pensando: "Já acabou? Como assim?"

Ele é tudo de bom, a começar pela capa que é linda. Fica até difícil acreditar que o "roteiro" da Fani não é real, pois eu via tão claramente todas as cenas que me sentia parte da vida dela e ainda queria dar palpite. 
Eu me envolvi tanto com o livro que fica complicado falar sobre ele. A Fani tem muitas coisas em comum comigo - e quem é meu amigo de muito tempo e já leu vai saber do que eu estou falando  (assim como ela deve ter com 99% das garotas). Já os amigos dela - cada um do seu jeito - são muito companheiros. O Léo é muito fofo (eu sei que eu falo muito isso dos gatinhos que aparecem nos livros, mas não é culpa minha se os autores os criam assim) e é aquele tipo de pessoa que você quer ter sempre por perto.
Eu acho engraçado que quando estamos lendo e está óbvio o que a personagem precisa fazer e não faz e você fica naquela torcida/expectativa querendo dar aquele empurrãozinho e dizer: "Vai!" que chega a dar agonia, porque ela ou ele não faz nada daquilo. Agora, se você parar para pensar, também não faria se fosse contigo e é assim que eu percebo como complicamos muito mais a vida, que poderia ser bem mais simples. Só que é inevitável, todos passamos por medos, inseguranças, confusões, dúvidas, decisões difíceis e importantes, e com a Fani não é diferente. E, essa proximidade conosco que encanta, prende e nos faz querer partilhar tudo isso. 
Eu não me canso de dizer, como é bom ler!
Eu conheci a Paula na Bienal e ela é uma fofa, ficou horas autografando e não faltou simpatia para todos que foram até ela, então é mais um bom motivo para você ler a série.
"Olha, eu te conheço muito, mas muito mais do que você imagina... eu participei com você de todas as suas paixões inventadas, sei como você tem capacidade de se apaixonar apenas por olhares e de desapaixonar mais rápido ainda."
"Eu fiz uma careta de nojo pra ela e falei:" Natália, no dia em que eu ficar com um cara que eu nunca vi antes na vida, você pode me internar! Você está louca! Vocês duas estão loucas, aliás!"
"Eu tenho essa mania de ler revistas de trás pra frente. Começo lá na última página e vou lendo tudo até chegar na capa. Mas dessa vez me deu vontade de ler o horóscopo primeiro."
"Gabizinha: Não estou insunuando nada. O que eu estou querendo te mostrar, Fanio, é que você vive no mundo da fantasia. Nenhum desses amores que você acha que teve foram reais. Está na hora de você ter um amor de verdade!"

Confira: