Garota Replay

10 de junho de 2012

Tammy Luciano
Editora Novo Conceito
Páginas: 144
Sinopse: " Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também... "

Começarei esse post invertendo a ordem 'natural' das coisas, pois falarei do final primeiro.  A Tammy me surpreendeu com o desfecho do livro, eu realmente não estava esperando por aquilo. Gostei da surpresa. Segundo a Tammy me disse em uma conversa informal, ela não sabia quem seria a 'garota replay' e foi descobrindo conforme escrevia o livro. Ah, como foi acabar tão rápido? Quando estava perto de terminar, minha mente já trabalhava pensando se o livro teria uma continuação. Até porque isso já se tornou algo comum.
Falando sobre aspectos visuais, eu gostei muito da capa ser em forma de desenho e a diagramação também está muito boa. Ah, não posso deixar de falar do kit que está lindo!
Um outro aspecto que gostaria de comentar é o fato de algumas pessoas lerem livros que não são do tipo que estão acostumadas, gostam ou que estão longe da faixa etária correspondente e acabam falando mal do livro porque já começam lendo com um pré-conceito negativo. Eu penso que quando você vai ler algo é bom que entre no clima do livro e veja o que ele tem a te oferecer.
Apesar de ser um livro voltado para um público adolescente, ele traz reflexões que se aplicam em qualquer idade.
"Esperar era o verbo mais difícil de conjugar naquele momento e o mais necessário. Que o tempo trouxesse respostas e libertasse meus pensamentos cheios de dúvidas, perguntas, receios e reclamações. O destino, que estava me devendo satisfação, resolveu e testar sem meu consentimento."
"Também acho, mas desde quando a vida real segue o rumo certo? Mesmo que sua vida tenha ares de versão cinematográfica, no mundo verdadeiro mocinhas de verdade são abandonadas, cachorros sofrem maus-tratos e finais felizes contamos nos dedos."
"Como somos capazes de traçar pequenas infelicidades por puro medo do gigantismo das enormes alegrias..."
"De doente solitária, agora me sentia a bela adormecida da zona oeste carioca."
"- Dizem que déjà vu e bocejo não se explicam - falei, tentando desontrair.
- Thizi, acho que tantas coisas ficam sem explicação nessa vida."