Em Chamas

19 de janeiro de 2013


Suzanne Collins
Editora Rocco
Páginas: 413
Sinopse: "Depois do improvável e inusitado resultado dos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente."

É sempre bom avisar, apesar de se esperar isso quando se fala de segundo livro de uma série, que spoilers aparecerão. Eu preferia esperar ver o filme para fazer um post da coluna “Dose Dupla”, assim como fiz com “Jogos Vorazes”. Porém, nunca se sabe quando o filme vai para as telinhas e eu pretendo fazer um post sobre ele de qualquer forma.

Há muito tempo um livro/série não me conquistava como esse (Harry Potter e Os Instrumentos Mortais estão nessa lista). Mesmo dona Katniss, a mocinha rebelde do livro dar uma de Bella (de uma maneira diferente, é claro) eu não consigo recriminá-la por isso e até gostaria que ela pudesse ficar com os dois. Why not? :P

Não sei se o fato de algumas pessoas terem feito o “favor” de me contar o que iria acontecer nos outros livros sem me dar a chance de optar por não ouvir, mas além desse livro ser viciante e não dar vontade de soltar enquanto não acabar, achei que tudo passou tão rápido. Sem dúvida esses Jogos Vorazes do Massacre Quaternário passaram voando (mesmo para eles que estavam lá sofrendo). Não que eu quisesse que demorasse, mas deu para entender o que eu quis dizer, eu acho.

Eu quero muito ver como vai ficar no filme. Quando eu via nos blogs não esperava que essa distopia fosse me conquistar tanto. Bem que alguém poderia desenvolver um jogo dos “Jogos”. Eu não sairia do computador. Se alguém souber de algo a respeito, me avise!

Apesar de ser distopia, o modo de dominação e a maneira do povo se portar e se rebelar é bem semelhante ao que vemos em alguns locais do mundo atualmente.

Bom, pelo visto acho que consegui não dar muitos detalhes para que todos possam ler a resenha.