A Esperança

6 de março de 2014



Sinopse: "Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?"

Não posso deixar de avisar que a resenha tem grandes possibilidades de ter spoiler, portanto, se não leu os outros livros da série e não gosta de saber algum detalhe aleatório, evite a resenha. Eu ia deixar pra postar junto com a minha opinião sobre o filme, mas já faz tanto tempo que li e acabei achando melhor postar de uma vez.

Peguei “A Esperança” para ler imediatamente após a leitura de “Em Chamas”, não deu para resistir. Eu queria muito saber o que aconteceria a seguir mesmo com o pesar de saber que era o último, que estava acabando e que a Katniss e todo mundo ficariam apenas no meu coração e mente, onde a minha imaginação me levar. Detesto finais, detesto despedidas, mas elas são inevitáveis, é o ciclo da vida.

Depois de começar empolgada por saber o que estaria reservado para eles, me deparei com coisas que me surpreenderam, talvez negativamente, depende do ponto de vista – mas que não vou contar tudo, ainda mais por se tratar do último livro. O que digo é que, apesar de terem quantidades de páginas parecidas, enquanto os outros a leitura correu como na velocidade da luz, esse pareceu se arrastar. E mesmo sendo o último eu me pegava pensando “Não vai acabar?”, o que é o contrário do esperado. Sei que tem muitas coisas que passam na minha cabeça de reflexões feitas sobre o livro, mas optei por não expor aqui.

Nossa, mesmo com esse pensamento, o fim é tão fim. (Sei que isso soa estranho.) Dá aquela sensação de orfão. Spoiler chegando: Eu queria que a Katniss tivesse mais partes românticas com o Peeta, falo mesmo. E é egoísmo com o Gale, mas por que ele teve que ficar tão longe? Agora, o gato da Prim arrasou, como sempre os gatos dos livros fazem. Eu amo instinto animal, me emocionou muito. Melhor eu parar por aqui. Só mais uma coisa: marcou minha vida!

P.S. O final deixou um pouco a desejar, mas nem tudo pode ser um conto de fadas onde tudo dá certo.