Se eu ficar

4 de agosto de 2014

Se Eu Ficar
Sinopse: "Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. "

Do que ouvi sobre esse livro, fiquei até com receio de ler porque prometia muitas lágrimas. Eu não chorei. Não com o livro, pois chorei rios e rios de lágrimas devido a problemas pessoais .

Um detalhe sobre ele é que não é dividido em capítulos. Eu me envolvi com a leitura e cada vez que percebia tinha lido bem mais do que pensava. Pelo menos comigo a leitura fluiu de uma vez, talvez não só pelo fato de não ser separado em capítulos, mas porque precisava chegar ao final para saber o que ia acontecer com ela.

Apesar de não ser divido em capítulos, o livro tem sim uma divisão. Ele começa no presente, que é sempre marcado pelo horário que mostra na página e depois do acidente esse presente se intercala com a Mia lembrando de coisas que aconteceram no passado. Então, além de saber o que está acontecendo com a nossa protagonista também vamos tendo conhecimento de quem é ela, sua personalidade, as pessoas que a cercam, sua família, o que aconteceu ao longo de sua vida e tudo que a fez chegar naquele momento.
"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."
Obviamente que a questão dela ficar como um 'espírito' de fora do seu corpo vendo tudo acontecer me remeteu a "E se fosse verdade?", filme que inclusive passou na Globo hoje. Coincidência? Bom, se é que isso acontece mesmo com algumas pessoas, deve ser uma experiência muito complicada. Não saber o motivo de estar assim e nem saber como voltar ao normal, ver tudo que acontece e ninguém te ver, querer compartilhar uma dor, um último recado, um segredo, sei lá...
"O quase não importa. É preciso encarar a situação real, do jeito que ela se apresenta no momento presente."
As questões dela com o namorado, acho que muita gente vai se identificar com alguma coisa. Todo mundo já deve ter sentido uma insegurança, se perguntar "por que eu?" e alguns ajustes mais. Ah, é importante mencionar que a maioria, mas principalmente Mia tem uma relação muito forte com a música e o livro também aborda muito sobre relações familiares e posturas que as pessoas tomam diante de determinadas situações.

Não posso falar muito mais sem soltar grandes spoilers. O que posso dizer é: se prepare para fortes emoções!

Duas coisas a serem mencionadas: tenho vontade de ver a adaptação para o cinema que estreia em setembro. Pela entrevista da autora com os atores principais (que está no fim do livro) e por ela ter participado do roteiro e pela forma como na entrevista eles demonstraram ter feito todo um trabalho de estudar, aprender a tocar etc me fez parecer que vai ficar bom. Ah, em outubro será lançada a continuação que se chama "Para onde ela foi".