A floresta de mãos e dentes

12 de janeiro de 2015

A Floresta de Mãos e Dentes
Sinopse:"O mundo de Mary é um mundo de verdades simples. A Irmandade sempre sabe o que é melhor. Os Guardiões protegem a todos. Os Esconjurados jamais descansam. E você deve sempre tomar cuidado com a cerca que percorre o perímetro do vilarejo; a cerca que protege o vilarejo da Floresta de Mãos e Dentes. Mas, lentamente, as verdades de Mary estão se desintegrando. Ela está aprendendo coisas que nunca quis saber a respeito da Irmandade e seus segredos, dos Guardiões e seu poder, e dos Esconjurados e seu desespero. Quando a cerca é violada e seu mundo é atirado no caos, Mary deve escolher entre sua vila e seu futuro - entre seu amado e o homem que a ama. E ela deve enfrentar a verdade a respeito da Floresta de Mãos e Dentes. Pode existir vida em um mundo cercado por tanta morte?" 

A floresta de mãos e dentes foi o primeiro livro sorteado da TBR JAR. Eu comprei na Bienal de 2011 e se não fosse por isso, acho que não teria lido nos próximos anos. Uma surpresa foi descobrir que ele não é livro único como pensei ao comprar e a parte ruim disso é que a editora que o publicou faliu, ou seja, a menos que alguma outra abençoada consiga publica-los, eu não terei as versões traduzidas aqui no Brasil. Isso me deixa triste. Não tenho problemas de ler em inglês, mas livros com essa complexidade eu preferia a tradução.

Achei muitas semelhanças com a história do filme 'A Vila', só que nesse tem zumbis. Ninguém usa esse termo, então mesmo sabendo, as vezes você esquece desse nome tão utilizado ultimamente. Foi um livro que eu não apostei muito e fui surpreendida. Meu primeiro bookcrush do ano. Eu me vi virando as páginas e capítulos louca para saber o que aconteceria a seguir, perdi ponto de ônibus em local desconhecido, li em intervalo de evento, em pé em fila, uma loucura! A Cassandra Clare fala por mim em seu comentário: "Inteligente, sombrio e hipnotizante, A Floresta de Mãos e Dentes transita sem esforço entre o horror e a beleza. Os leitores não conseguirão esquecer tão cedo o mundo de Mary." Eu só conseguia me perguntar o motivo de não ter lido esse livro antes e pensar que ele ficaria esquecido na minha estante se não fosse esse bendito sorteio. Sério, só por esse primeiro livro já valeu MUITO estar participando do desafio. Scott Westerfeld tem uma opinião que também compartilho: "Um romance pós-apocalíptico de primeira ordem, elegantemente escrito desde o título até a última linha." A Carrie Ryan escreve de uma forma tão gostosa de ler - mesmo sendo assuntos tensos - que te prende do início ao fim, eu  não queria largar e já estava com pena pensando o que faria quando chegasse ao fim.

A Mary, nossa protagonista, passa por muitas perdas o livro todo. Aliás, todos que moram nessa aldeia isolada por cercas no meio de uma floresta onde estão Esconjurados. Ela é uma garota curiosa e pessoas curiosas são um perigo para manter em segurança os segredos. Mas é exatamente esse tipo de personagem que nos rende os melhores livros para ler. Ela não é conformada com o que lhe é apresentado como a maioria das pessoas da aldeia e todas as histórias que sua mãe lhe contava sobre o mundo que existiu antes do que eles chamam de Retorno e que a enchem de esperança e pensamentos sobre o que tem além da floresta e do mundinho em que eles vivem isolados. Será mesmo que eles são tudo que restou da humanidade? 

Me peguei diversas vezes na torcida ou dando palpites mentais do que deveriam fazer. Muitas vezes fiquei apreensiva e praticamente prendendo a respiração ou com o coração aos pulos ao ler algumas partes. Eu gostei muito da Mary por ela ser uma personagem forte. Ah, e aqui nós encontramos praticamente um quarteto amoroso! Pena que não posso falar a respeito sem entregar coisas demais.
"- Eu ainda quero você mais do que tudo no mundo - murmura. - Eu ainda arriscaria tudo por você."
Preciso avisar que é um livro forte. Não é aquele livro que se lê para relaxar, passar o tempo e tal. Foi um livro que mexeu muito comigo, com meus sentimentos. Ele penetra na mente e mesmo quando não está lendo ou até mesmo depois, ele fica na sua mente. Não sei se conseguiria assistir, mas eu adoraria que tivesse sido adaptado para o cinema.

Eu quero falar mil coisas sobre o livro, mas tenho medo que qualquer detalhe possa ser um baita spoiler e como não gosto que façam isso comigo, também não farei com você que vem até aqui para ler a minha opinião. Mas tenho algo importante a dizer: LEIA e depois venha comentar comigo. Quero poder conversar com as pessoas sobre ele.

Nas minhas pesquisas descobri que são três livros narrados por pessoas diferentes e que a autora escreveu alguns contos que estão na Amazon e que devem ajudar a esclarecer vários detalhes que não são explicados ou ficam em aberto. Fiquei um pouco triste por não ser tudo narrado pela Mary, eu a adorei. Só sei que estou louca para ler tudo a respeito.