Draco Saga - O Despertar (Vol. 1) + Sorteio

18 de março de 2011

Fábio Guolo
Páginas: 254
Sinopse: "Imagine entrar em coma, acordar alguns anos depois e descobrir que sua sociedade e sua cultura estão sendo destruídas por uma praga que se propaga mais rápido do que é possível conter. A praga, porém, somos nós. Humanos, mortais, gananciosos, sedentos por poder e riqueza em um mundo novo. Mundo este já anteriormente dominado por seres de inteligência muito superior que nos permitiram viver em paz em seus domínios por muito tempo. No entanto, não valorizamos a liberdade que nos fora dada. Agora o preço a pagar pode ser alto demais! Ambientado em um cenário de fantasia medieval nos estilos de "Dungeons and Dragons" e "O Senhor dos Anéis", porém com narrativa mais dinâmica do que este e com enredo totalmente diferente de tudo o que já foi escrito, Draco Saga traz ao leitor, propositalmente, questões polêmicas de cunho social, religioso e existencial. A obra é inteiramente ficcional, baseada na imaginação do autor e em algumas de suas experiências e convicções reais. Fabio Guolo tem como grandes mestres inspiradores escritores como J.R.R. Tolkien e Bernard Cornwell e, por isso Draco Saga, em termos de fantasia e realidade situa-se em algum ponto entres os estilos dos dois grandes autores. Trafegando na fronteira entre o romance e o conto, o enredo de Draco Saga não pretende pregar nem defender nenhuma ideologia, filosofia ou religião. O intuito do autor é apenas fazer o leitor parar para pensar enquanto viaja pelos 5 anos de devaneios (do autor) em que a obra foi escrita. Se for um bom viajante, o leitor deve preparar-se pois o volume 2 vem aí. Este é apenas o começo da DRACO SAGA!"


Se você gosta de ler só por diversão, você pode ler Draco. Agora, se gosta de história e/ou de dragões só tenho uma coisa a dizer: super recomendado.
Dryfr acorda de um sono profundo depois de décadas e descobre que o seu mundo não é mais o mesmo. Além de ter que enfrentar a perda do irmão, percebe que o seu planeta está sendo devastado por criaturas inferiores desconhecidas, criaturas essas que eles, os dragões, precisam exterminar antes que eles destruam o planeta. Mesmo os dragões tendo esses nomes muito difíceis que eu não consigo pronunciar, o decorrer da narrativa vai se tornando cada vez mais interessante. A visão dele como sobre essas criaturas chamadas humanos é curiosa, pois ele nos trata como animais, assim como os outros existentes no planeta onde os dragões são as criaturas superiores, ou seja, todas as descrições sobre nossa raça são como se fossemos mais uma espécie de animais. Além desse ponto de vista diferente sobre os humanos, encontramos também fatos históricos que pra mim foram muito bons de ler. Ele tomou um rumo diferente do que imaginei e com os acontecimentos fui me sentindo cada vez mais próxima de Dryfr, já que os relatos são todos na visão dele.
Apesar de já esperar por isso, o final me deixou com vontade de chorar e me aproximou mais do livro, o que significa que preciso ler o próximo volume (disponível em breve).

É um livro forte ou talvez eu diria intenso, leva a reflexão em vários momentos e mostra que a literatura nacional tem muitos autores de qualidade que merecem um espaço no mercado e que infelizmente tem muitas dificuldades quanto a isso.

Pra quem estiver interessado, estarei sorteando 2 marcadores deste livro e mais 2 marcadores surpresa com 2 vencedores. (Cada um receberá 1 marcador do livro e 1 surpresa). Para participar é simples, só seguir as regras:

1- Ser seguidor do blog.
2- Comentar na resenha.
3- Seguir o twitter @nathsouza e tuitar a seguinte frase (1 vez por dia): " Quero os marcadores de Draco + marcadores surpresa que o Estante dos Sonhos está sorteando: http://kingo.to/w4F "

O sorteio será realizado pelo sorteie.me no dia 31/03.