Clube do dinheiro das Smart Cookies

24 de janeiro de 2011

Smart Cookies e Jenifer Barrett
Editora Planeta
Páginas: 208
Onde comprar: Saraiva
Pra quem pensou que eu estou montando um clube pra fazer qualquer coisa que desse dinheiro a resposta é: bem que eu gostaria.
A história desse livro é engraçada, curiosa e ao mesmo tempo normal. Não, eu não estou falando do conteúdo. Essa é a hora que você pensa: essa blogeuira tá louca. Não ainda.. Tá, só um pouquinho.
Eu me refiro de como ele chegou as minhas mãos. Caso você não esteja interessado em saber e queira partir direto pro que interessa é só pular essa parte,  eu não vou ficar chateada. ;)
Estava eu, linda e bela no twitter, vício em certos momentos dia 08 de março e tava rolando a promoção da Editora Planeta sobre o dia da mulher. Eu não me considero tão sortuda, mas uma amiga minha diz que sim. Eu acredito mais em oportunidade, destino ou sei lá. O fato é que pra ganhar alguma coisa você tem que fazer algo pra isso. Para participar da promoção tinha que escolher uma grande mulher e dizer o porque em 140 caracteres. Menos na verdade, porque tem que colocar a hashtag etc. Eu não sei como me veio uma na cabeça e eu pensei: É ela! E mandei a frase. Além de ganhar eu ainda pude indicar duas pessoas para receber também.
A verdade é que o livro nem me interessava muito, mas naquela fase achei que seria interessante para minha mãe ler.
O livro ficou aqui vários meses sem ser lido. Ele parecia chato pelo assunto. Até que um belo dia eu resolvi  ler e descobri o motivo dele ter vindo para as minhas mãos. As únicas coisas que conseguia pensar era "Por que eu não li antes?" e "Não se deve julgar um livro por nada, eu já devia ter aprendido isso." O fato é que ele não saiu da minha bolsa durante um bom tempo. E em seguida você descobre o motivo.

Clube do dinheiro das Smart Cookies:
Cinco mulheres com situações financeiras complicadas pra não usar um adjetivo pior como gastar mais do que ganhavam o que resultada em dívidas, decidem se reunir e discutir sobre suas finanças, um assunto tão temido entre as pessoas, principalmente entre mulheres, que acabam achando que não levam jeito pra coisa. 
Com esse livro chamado de "guia prático para você aprender a economizar e investir" elas querem provar que isso é mito. Mulheres podem sim ter controle das sua situação financeira e serem bem sucedidas nos negócios.
Robyn, Angela, Sandra, Andrea e Katie tentam ajudar atráves das suas próprias experiencias boas e ruins e dos erros e acertos. Elas colocam cada uma suas qualidades para fazer isso dar certo. Nesse livro você encontra mais do que uma fórmula mágica pra sair do buraco. São histórias reais de pessoas de carne e osso que passaram por problemas financeiros e conseguiram sair do buraco.
Ele mostra que você, com seu clube ou sozinha, pode aprender a cuidar do seu dinheiro e ser uma mulher de sucesso. São pequenas dicas, mudanças de hábito no dia a dia que não parecem mas fazem uma diferença enorme. 
O que eu adorei foi aprender a registrar os meus gastos. Quando eu me dei conta de quanto eu gastava com besteiras fiquei chocada. Porque no dia a dia a gente gasta e no fim do mês não tem noção de pra onde foi o dinheiro. No mês seguinte eu consegui reduzir esse valor pela metade. Eu apliquei as dicas e as coisas que aprendi na minha vida e valeu muito a pena.
Conheça também a história dessas cinco mulheres e receba o que elas tem pra dividir com você. E descubra que você pode sim alcançar seus objetivos financeiros.


Bjooks