Desafio - Leitura Nacional

17 de fevereiro de 2011

"Esse desafio visa demonstrar que vale a pena investir em um livro nacional. Ao aceitá-lo, você responderá as questões abaixo agora e voltará à fazê-lo no fim do ano. Então, compararemos as respostas e veremos qual foi o balanço."

Minha parceira de blog (Escritoras Teens) e de livro (Férias dos Sonhos) Eva, me indicou. Demorei porque estava arrumando os armários e consequentemente precisava terminar pra poder fazer a contagem dos livros.

1- Quantos livros nacionais há na sua estante?
Eu fiz um levantamento rápido e só encontrei mais ou menos uns 105, mas ainda tá faltando.

2- Quando e qual foi o último livro nacional que você comprou?
Eu gosto de comprar livros, só não tenho o hábito de fazer isso pela falta de grana, por isso geralmente compro em bienais e feiras de livros. Ai você me pergunta "Como faz pra ler então?" A resposta é "Eu tenho uma madrasta que gosta de ler, então ela compra os livros e eu leio. ;)
Voltando a resposta: eu não lembro. O.o 
Leio muitos livros, mas a maioria não é meu. As vezes compro alguns no sebo, mas também não é com frequência, e provavelmente deve ter sido um desses.
Vou citar o último que ganhei de presente: A primeira vez a gente nunca esquece da Paty (Patricia Barboza).

3- O que achou dele?
Eu adorei. É uma leitura muito gostosa. Estava querendo ler desde que conheci a Paty (que eu amo).

4- Dentre os livros que você já leu, qual mais te desagradou e qual mais te surpreendeu?
Dificilmente você vai encontrar um livro que me desagrade, pois sou aberta a todo o tipo de leitura. Gosto de diversidade. Mas pra responder a pergunta, um que eu tentei mais de uma vez e não consegui terminar foi Dom Casmurro. Em questão de surpreender, acho que de alguma maneira todos surpreendem e depende muito do momento. Atualmente: Antes tarde que mais tarde! da Liana Cupini que gentilmente me convidou pra ser leitora beta.

5- O que acha que falta aos autores nacionais para que a barreira do preconceito dos leitores seja vencida?
Oportunidade.
O tempo todo somos bombardeados com muitos livros estrangeiros, e pra esses existe uma divulgação imensa. Existem muitos autores e livros nacionais bons, mas se a pessoa não está envolvida no meio literário de alguma maneira, acaba nem sabendo da existência deles. Sou super defensora da literatura nacional. (Leia em página Objetivo.)

6- Cite três livros nacionais que você espera ler em breve:
Difícil escolher só três já que minha lista anda enorme, mas vamos lá.
- Pobre Não tem Sorte - Leila Rego
- A Morte do Cozinheiro - Allan Pitz
- Ficadas e Ficantes - Angélica Lopes


7- Indique 5 Blogs para responder à esse desafio: 
Menina fofoqueira - Emile
Confissões Literárias - Mari
Viagem Literária - Nanda
Bookaholic - Priscila
My Everything - Anna