A última entrevista de José Saramago

26 de fevereiro de 2011

José Rodrigues dos Santos
Editora: Vermelho Marinho (Usina de Letras)
Páginas: 64
Sinopse: "ÚLTIMA ENTREVISTA DE JOSÉ SARAMAGO é o resultado de uma conversa entre José Saramago e o premiado jornalista português José Rodrigues dos Santos, oito meses antes de sua morte. Saramago, um intelectual de personalidade forte, cujas opiniões sempre geraram polêmica, e nos induziram a reflexão, já havia lançado Caim. No momento da entrevista ele estava se recuperando da severa pneumonia, que o lançou às portas da mortes e o fez refletir sobre uma série de assuntos como a sua obra, a literatura, a vida, o mundo e a morte. Com esse livro, nós temos a rara oportunidade de participar de um bate-papo especial com o escritor que colocou a língua portuguesa no mapa-múndi da literatura universal. Nos sentimos ali, sentados numa poltrona ao lado, só ouvindo. José Rodrigues dos Santos extrai com sensibilidade, respostas inteligentes e sinceras do grande prêmio Nobel. Um testemunho sobre a sua vida."

Antes de falar sobre o livro, gostaria de, resumidamente, mostrar quem foi José Saramago. Ainda não li os livros, mas ouvi muito falar sobre ambos.


"José de Souza Saramago foi um escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português. Foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efectivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. 
Seu livro "Ensaio sobre a cegueira" foi adaptado para o cinema em 2008."
Fonte: Wikipédia


É um livro de leitura rápida, tem as dimensões diferentes da maioria dos livros e achei interessante o detalhe vazado da capa. Para quem é fã do autor ou ao menos conhece o trabalho dele, é interessante a leitura do livro. E, para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-lo, assim como suas obras, também é uma boa opção e pode te motivar a ler seus textos.
A pergunta e respectiva resposta abaixo foram as que mais gostei. Na minha humilde opinião, ele disse tudo.
"J.R.S - Foram as circunstâncias que o puseram onde está?
Saramago - Foram as circunstâncias e depois a descoberta, isso sim importantíssima, que ocorreu quando me confrontei com a evidência de que tinha leitores. E creio que os leitores tiveram uma parte importante no fato de eu continuar a escrever. Também é certo que, se continuei a escrever, foi porque, pelo menos penso eu, tinha alguma coisa para dizer."
É realmente uma pena que ele tenha partido..