2012 - Uma aventura no fim do mundo

9 de abril de 2011

Vanessa Bosso
Editora: Novo Século
Páginas: 286
Sinopse: "No dia 21 de dezembro de 2012, Liz estará tentando sobreviver ao fim do mundo em um abrigo antiapocalipse. Thiago e seus amigos estarão lutando contra tsunamis e continentes sendo deslocados pela movimentação do eixo terrestre. Enquanto o mundo acaba, extraterrestres vêm em auxílio dos escolhidos para que uma nova era possa ser iniciada."
"ONDE VOCÊ ESTARÁ EM 21 DE DEZEMBRO DE 2012?
Liz tentará salvar-se em um bunker.
Thiago tentará pelo mar.
Cauê estará no alto de uma montanha.
E você? Como tentaria escapar do fim do mundo?
2012 é um romance como poucos. Ação, Aventura, Ficção, Humor, Drama e muito Amor tornam a aventura do fim dos tempos uma leitura deliciosa.
Você não conseguirá parar de ler."

Fica até difícil falar desse livro pelo tanto que gostei. Como estudante de Letras, tenho visto a verdade existente no meio da arte, que apesar de não ser verdade o que está escrito em um livro de ficção, no momento em que lemos aquilo é verdade pra gente. E, posso dizer que me senti assim, o livro me envolveu de uma maneira impressionante. (Por isso Platão queria expulsar os poetas da cidade. Hein, Nathalia? Tá louca? Não. Leia A República, livro X) Eu conseguia visualizar perfeitamente os acontecimentos.
Aposto que viver no mundo que está chegando ao fim não é nada fácil, ainda mais com todos esses acontecimentos, e Liz e seus amigos fizeram isso muito bem.
Eu adorei a Melissa e o Matheus, são aqueles amigos loucos, divertidos, entre outras características, que você quer ter sempre ao seu lado. (Fica a dica, Eva) Bom, o final da Vitória não poderia ter sido melhor. Bom, não quero entregar muito do livro.
Não sei se faz diferença na minha opinião, mas eu tenho um amigo que já tinha conversado comigo sobre o tema, e muitas coisas que são ditas no livro ele já tinha me falado e foi surpreendente ler ali essas coisas. 
É um prato cheio para quem se interessa pelo tema e pra quem não se interessa também, afinal, você não precisa acreditar em fim do mundo para ler sobre o tema.
Eu fiquei arrepiada em muitos momentos do livro, mas nem tenho palavras para descrever o final.. 
Depois desse livro, que coloco na lista dos melhores que li em 2011, só reforça o que eu sempre digo sobre os autores brasileiros: eles tem um potencial enorme, e as pessoas precisam dar valor ao que temos no nosso país. Por isso, leiam e divulguem livros de autores nacionais.