Entrevista: Vanessa Bosso

16 de abril de 2011

Vanessa Bosso é a autora do livro '2012 - uma aventura no fim do mundo' e parceira do blog.

Quando e como você descobriu que queria ser escritora?
Essa é uma pergunta difícil. Eu sempre escrevi e trabalho como redatora publicitária. Eu vivo disso, literalmente. Mas a ideia de escrever um livro surgiu logo depois que eu li CAMPO DE BATALHA TERRA. Fiquei imaginando se eu conseguiria escrever algo daquele tipo. O tempo passou e eu li OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA. Aí a vontade de escrever um livro eclodiu! Mas não era o momento ainda... então, um dia, eu estava terminando de ler LUA NOVA e me deu um estalo. A hora finalmente havia chegado. Isso foi em 2009.

Como você vê o mercado editorial para autores brasileiros? E os leitores?
Autores brasileiros, em sua maioria, são tratados com descaso. É um mercado viciado em livros estrangeiros e best sellers. O leitor brasileiro tem o péssimo hábito de achar que tudo que vem de fora é melhor. Engano dos grandes... temos excelentes escritores nacionais com obras tão fantásticas que fico me perguntando: "Como esse livro ainda não ganhou o mundo?"

Por que você decidiu abordar esse tema? Tinha algum conhecimento prévio? Quais foram as suas fontes de busca?
Estudo sobre 2012 há muito tempo. Tenho vários livros, inclusive dos anos 50, que abordam esse tema. Fiz um mix de tudo o que já sabia sobre o assunto e pesquisei pela internet as novidades científicas sobre o cataclisma. Sim, existem muitos dados científicos no livro que comprovam certas teorias e profecias.

Você teve receio da recepção do livro pelo público leitor?
O receio sempre existe. Ainda mais por ser o primeiro livro. Ele não é perfeito, mas, a cada obra que escrevo noto o quanto estou me aprimorando e evoluindo como escritora. O bacana do 2012 é a história e não a narrativa. Essa, eu preciso ainda escrever uns 20 livros para ficar perfeita!

Obrigada pelo espaço Nath! E para aqueles que tem medo de 2012, não temam! Leiam esse livro e entendam porque digo isso. Beijo grande a todos! 





Confira a resenha de 2012