O Legado da Caça-Vampiro

2 de abril de 2011

Colleen Gleason
Jardim de Livros
Sinopse: "Vitória Gardella é jovem, linda e usa piercing no umbigo. Ela vive na Inglaterra do século XIX e herdou um legado: matar vampiros. Londres, 1810. Num ambiente que lembra os romances de Jane Austen, como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, uma jovem linda e sensual, Vitória Gardella, debuta na sociedade e precisa arrumar um marido rico. Mas Vitória parece viver 200 anos adiante de seu tempo. Quer levar vida independente. E herdou um terrível Legado – o de ser uma Venadora, ou caça-vampiro. Você não precisa esquecer tudo o que leu sobre vampiros, de Bram Stocker a Stephenie Meyer, mas vai se surpreender e se arrepiar com esse novo jeito elegante, erótico, sangrento e eletrizante de contar uma história."

O livro reune 3 coisas que eu amo: Londres, época e aventura.
Apesar de ser uma história de vampiros, consegue ser leve ao mesmo tempo que sombria. É prazerosa de ler em qualquer momento.
Eu já estava ficando cansada de vampiros bons demais. É claro que tive a minha fase delirando pelo Edward Cullen, mas passou. (E de qualquer forma ele sempre vai ter um espacinho na minha vida. =P) E também já estava cansada de mocinhas estáticas e sem graça. E a lista não é pequena. Exemplo clássico? Bella Swan. (Sorry, Evellyn) Então, ver Vitória tão dona de si, destemida enfrentando vampiros, ainda mais na época em que as moças viviam para fazerem um bom casamento.
Eu adorei a rixa entre o Max e a Vitória, gosto de climas assim com tom de desafio. As falas da criada são muito engraçadas, pois ela fala errado. É muito bom se aventurar junto com Vitória entre caçadas de vampiros e bailes da sociedade, assim como suas aventuras amorosas.
É interessante ver a mistura de romance com a caçada aos vampiros e esses dois mundos ligados ao mesmo tempo que são coisas distintas. E o Max, hein? Todos aqueles atritos com a Vitória. Sinto cheiro de algo a mais no ar. Não sei porque, mas esse jeito dele, para mim, parece que existe um interesse além de profissional pelo qual ele tenta lutar contra.
A Vitória simplesmente ganhou o meu coração e já está no meu top list de heroínas, ou seria mocinha? Um pouco de cada, acredito eu. Uma heroína mocinha ou uma mocinha heroína..whatever.. Eu e meus devaneios. O.o Eu me sentia ao lado dela no meio de todos esses acontecimentos. Até me arrisco a dizer que deveria virar filme. Hollywood, fica a dica!
Sinceramente eu não sei o que faria se estivesse no lugar dela, tendo que tomar uma decisão entre amor e profissão. Ainda mais sabendo que o futuro da humanidade estava em suas mãos. É difícil chegara uma solução que resolva esse impasse, afinal toda a escolha tem suas consequências.
Ao contrário do que mencionei sobre Coração de Pedra, esse livro eu posso dizer que teve realmente um final e eu mal posso esperar pela continuação.

Malditas inglesas idiotas! Nada na cabeça a não ser o que um homem tem em sua carteira ou nas calças. Ou ambos. Não admirava que tantas delas fossem alvos de vampiros: eram fáceis de indentificar.”
Acabei de salvar a sua vida inútil, seu cretino dos infernos!”
A única coisa boa de que houvesem tantos era que não podiam pular em cima dela ao mesmo tempo: não havia espaço suficiente...”