Um amor pra recordar

25 de junho de 2011

Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 184
Sinopse: "Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse,também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais Frequência do que as pessoas percebem... Quando eu tinha 17 anos, minhas vida mudou pra sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta à vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço. Esta é minha história - e prometo conta tudo. No inicio você vai sorrir e, depois chorar - não diga que não avisei."


O autor Nicholas Sparks é conhecido pelos seus livros que fazem sucesso mundialmente e foram adaptados para o cinema. O livro em questão, cujo filme é muito famoso, retrata a história de Landon, um menino de 17 anos, rebelde e que vivia aprontando até ter sua vida radicalmente mudada ao conhecer Jamie mais a fundo.
O livro é narrado na primeira pessoa, por Landon, e pelo menos nos livros que eu tenho lido, não me lembro de muitos terem sido narrados por homens.
Pelo fato de já ter visto o filme, nas partes em que o Landon faz mistério sobre o segredo dela, não é mais mistério  e nem chegou a ser uma revelação bombástica quando foi dito, mas isso não desestimula a leitura, pois eu fiquei muito curiosa é, eu sempre estou curiosa para saber como isso é retratado no livro.
Ao meu ver, o filme foi muito bem adaptado, apesar das diferenças que sempre encontraremos nas adaptações, me arrisco a dizer que completa o livro, pelo menos ao meu ver. Como eu vi o filme primeiro, é impossível não visualizar as cenas, mesmo que estas não sejam fielmente retratadas.
O livro é triste, mas lindo. Faz acreditar que as pessoas ainda tem jeito, também leva a refletir que se deve aproveitar os momentos intensamente e a não julgar as pessoas pelas aparências.
"Um amor pra recordar" mostra que um livro pode ser bom mesmo que não tenha o final que a maioria gostaria (feliz).