Os Três Mosqueteiros

22 de julho de 2011

Alexandre Dumas
Recontado por Silvana Salerno
Ilustrado por Laurent Cardon
Editora: DCL
Páginas: 128
Sinopse: "Escrito pelo francês Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros narra as aventuras de Atos, Portos e Aramis, os três mosqueteiros, e do jovem D´Artagnan. Juntos, os quatro amigos vão enfrentar muitas aventuras e duelos, unidos no lema: Um por todos, todos por um! Neste livro, a premiada autora Silvana Salerno levará você para a França do século XVII. Pegue sua capa e sua espada e boa viagem!"

Quem nunca ouviu falar nos Três Mosqueteiros? Mesmo quem não leu, já ouviu falar, viu filmes ou algo do tipo. Eu não li o livro original, mas a proposta dessa adaptação é muito boa.
Como o publico alvo do livro é infanto-juvenil as aventuras dos Três Mosqueteiros - que na verdade são quatro homens - é contada de uma maneira diferente.
Provavelmente foi resumido e utilizada uma linguagem mais simples, para que facilitasse o entendimento de quem lê. Eu acho muito importante que existam essas adpatações de clássicos para a galerinha mais jovem, pois se eles pegarem uma tradução do original provavelmente não entenderão e isso desestimula a leitura.  Se tem tipos de literatura que para os adultos já é de difícil compreensão, imagina para crianças e adolescentes? Ainda mais se forem esses livros antigos como os de Shakespeare e mesmo do Alexandre Dumas, que se passam em um século onde as cosias eram muito diferentes e ainda conta o contexto histórico. 
Falando de contexto histórico, no livro tem algumas explicações e no final ele explica como era na época que o livro foi escrito. Como a maioria dos livros voltados para esse tipo de leitor, ele tem muitas ilustrações, que ao meu ver ajudaram a contar o que aconteceu. As ilustrações são muito bonitas. A impressão do livro é feita em um material que aumetna a qualidade das imagens. Isso costuma tornar o livro um pouco mais caro, mas vale a pena (mais uma informação que aprendi no curso de extensão de Literatura Infantil e Juvenil oferecido pela Faculdade de Letras da UFRJ - tem que fazer propaganda da minha facul haha). Pelos dois exemplares que recebi para resenha, pude notar que a editora se preocupa com a qualidade do material e com o seu público alvo.
Para todos que ainda não leram sobre as aventuras dos Três Mosqueteiros, eu recomendo essa adaptação, e para os que leram também, -não importa qual a sua idade - sempre é bom ver as coisas de um outro ponto de vista. Minha prima é adulta, leu e gostou. E meus amigos, também adultos, quando viram o livro também quiseram ler. Pelo que pude notar os Três Mosqueteiros são conhecidos, porém muita gente ainda não leu.