Lista de desejos #6 - Livros acadêmicos I

20 de agosto de 2011

Antes de qualquer coisa, eu sei que parece estranho e chega a ser engraçada essa lista de desejos, mas como sou uma estudante universitária preciso dividir o meu tempo que praticamente não existe entre os livros que eu amo ler e os que eu preciso ler. Os livros abaixo são os que faltam para o semestre, isso se nenhum professor passar mais. Caso alguém tenha e queira fazer uma doação ou vender é só falar comigo. HAHA
Fonética e Fonologia do Português - Thaís Cristófaro Silva:
"Os estudos fonéticos e fonológicos estão presentes nas faculdades de Letras do país. Professores que ministram tais cursos preparavam suas aulas sem contar com um livro teórico e prático de caráter introdutório escrito em português. Este roteiro de estudos e guia de exercícios, além de expor objetivamente aspectos teóricos da Fonética e Fonologia, permite ao estudante exercitar os conhecimentos adquiridos contando com o auxílio de um CD. Constitui-se, portanto, em um livro essencial para os cursos de Letras e também extremamente relevante para alfabetizadores, fonoaudiólogos, estrangeiros que estão aprendendo português e para as pessoas interessadas na variação dialetal do português brasileiro." 

Estrutura da Língua Portuguesa - Joaquim Mattoso Camara Jr.:
"Esta gramática, de cunho estruturalista, é composta de duas partes: fonologia e morfologia. O objetivo do autor é associar intimamente a descrição gramatical à lingüística sincrônica, em seu sentido amplo, e criar afinal uma descrição da língua portuguesa isenta de “parti-pris purista e normativo”, de um lado, e, de outro, distanciada de preconceitos nativistas ou revolucionários."

Explaining English Grammar - George Yule:
"This book is designed to help teachers understand English grammar and explain it to their students. Each chapter focuses on a problematic area and offers exercises for students as well as teaching ideas." 

English Grammar: A University Course - Angela Downing e Philip Locke:
"This award-winning grammar course book provides the basis for linguistic courses and projects on translation, contrastive linguistics, stylistics, reading and discourse studies. Accessible and reader-friendly throughout, key features include: chapters divided into modules of class-length materials, each new concept clearly explained and highlighted, authentic texts from a wide range of sources, both spoken and written, to illustrate grammatical usage, clear chapter and module summaries enabling efficient class preparation and student revision."

Produção Textual na Universidade - Desiree Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges:

"Este livro tem por objetivo trazer informações sobre a prática acadêmica de publicação, enfocando os gêneros discursivos mais comumente adotados no contexto universitário. A abordagem de 'Produção textual na universidade' tende a se concentrar não apenas na forma dos textos, mas também no seu conteúdo e na retórica (nos efeitos que se pretende causar no leitor). Este livro adota a abordagem sociointeracionista do letramento científico e se concentra no desenvolvimento de competências escritas do aluno para interagir com o mundo na posição de escritor e leitor de textos científicos. Sua pedagogia está focada no uso da linguagem para determinada 'ação acadêmica' de avaliar, relatar ou descrever informações e dados gerados em pesquisa, para influenciar o leitor e, consequentemente, a prática acadêmica subsequente de pesquisa e de publicação em nível científico-acadêmico."

Ler e Escrever - Estratégias de Produção Textual - Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias:
"Estabelecer uma ponte entre teorias sobre texto e escrita e práticas de ensino, com o diferencial de estudar a teoria com exemplos práticos de diversos meios de comunicação - essa é a proposta de Ingedore V. Koch e a professora Vanda Maria Elias em 'Ler e escrever'."
Obs.: Os livros em inglês deixei a sinopse no idioma de origem.