Confissões de um turista profissional

31 de janeiro de 2012

Kiko Nogueira
Editora: Novo Conceito
Páginas: 94
Sinopse: "Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?”"


Kiko Nogueira é jornalista e trabalhou com temas relacionados a viagens. Esse livro traz o  seu alter ego Jota Pinto Fernandes que foi colunista da revista Viagem e Turismo onde falava as verdades sobre viagens que você não encontra dando sopa por aí.
"Porém, continuo firme na minha visão moderna e reformadora: a natureza é linda, ainda mais através da janela de um quarto com ar-condicionado e tevê de tela plana. [...] Qual a graça de levar 20 dias para chegar a um lugar, cuja maior virtude é ser longe, armar sua barraquinha, tomar chuva, comer mal e, como diria a tia do Ananias, defecar e urinar no mato?" (trecho do capítulo 'A natureza chama...')
É um livro pequeno e de leitura rápida, assim como a pessoa pode escolher ler os textos aleatoriamente.
A capa dele é muito atrativa e me faria comprá-lo, mas quando ao conteúdo, não faz muito o meu estilo de leitura. A diagramação foi bem feita e os desenhos de cada item dão um toque a mais ao livro.Ele é ideal para quem gosta de leituras leves, rápidas, quem gosta de ler sobre viagens etc.