Presentes da vida

12 de maio de 2012

Sinopse: "Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor."

Gostaria de começar fazendo uma pequena observação: se você não leu “O noivo da minha melhor amiga” esse post provavelmente terá spoilers, mas se não se importa, vá em frente! ;)
Lembro que quando li o outro livro fui totalmente “Team Rachel”, e cheguei a discutir pacificamente com uma amiga que é “Team Darcy”. Como estamos falando de “Presentes da vida” o foco vai ser a Darcy -  já que o livro é no ponto de vista dela. Quase todo mundo deve ter uma amiga que é a mais bonita do grupo ou a mais popular ou egoísta ou que faz o que puder pra alcançar seus objetivos sem se importar se vai passar por cima de alguém ou que vê as suas coisas como prioridade fazendo com que as vontades dos outros amigos fiquem em segundo plano ou que acha que o mundo deve girar em torno dela ou que todos tem que fazer suas vontades etc. Bom, a Darcy consegue reunir todas essas características – o que é espantoso pensando se tratar de apenas uma pessoa. Ou seja, é muito complicado de lidar e a Rachel aguenta muito bem por todos esses anos. Não estou querendo justificar o que aconteceu no primeiro livro, só estou apresentando os motivos que me fizeram ficar do lado da Rachel e não gostar muito da Darcy. É claro que ela tem qualidades também, não estou negando isso, mas os defeitos me chamaram muito mais atenção.
Ler esse livro pela narrativa da Darcy estava me incomodando muito´no começo, pois ela é muito egoísta e só enxerga o seu lado. Não é por nada que tudo começa a dar errado na vida dela, chega um ponto que as pessoas cansam de aturar por mais resistentes que sejam. Então, ela está grávida e sozinha – literalmente – então resolve ir para Londres morar com seu amigo de infância Ethan e tentar começar uma nova vida. Por que será que nos livros as pessoas quando estão com problemas vão para Londres? Deve ter algo mágico naquela cidade. Pena que eu não posso fazer o mesmo, ainda. Ao ir para lá a vida dela realmente passa por muitas mudanças – que eu não contarei aqui para não estragar a sua leitura – que a meu ver foram muito válidas, principalmente porque ela faz uma reflexão das suas atitudes e do seu modo de ser e realmente tenta melhorar sua conduta.
Apesar de achar a Darcy irritante eu a achava engraçada e gostei muito de como a Emily deu rumo aos acontecimentos. Depois de um certo tempo eu passei a gostar da personagem e a torcer por ela. Tudo bem que eu já imaginava o que ia acontecer com ela – em parte – e mesmo assim fiquei na expectativa para ver as coisas acontecendo. Eu gostei do final e acho que o livro traz muitas reflexões para todos os tipos de pessoa. Confesso que achava que não iria gostar do livro (por ser a Darcy), mas ele conseguiu me surpreender positivamente.
Ah, no filme baseado no primeiro livro, que eu gostei muito, fica uma dica no final (naquelas cenas que costumam passar depois dos créditos e poucas pessoas veem) do que viria a seguir e eu fiquei pensando: Será que farão o filme baseado no livro dois? Espero que sim!
“- Odeio vocês dois! Para sempre! – disse, percebendo que as minhas palavras pareciam tolas e infantis, como na época em que tinha cinco anos e disse ao meu pai que sentia mais amor pelo diabo do que por ele.”
“Desde aquele momento tínhamos um segredo, e ter um segredo, por menor que seja, cria um laço entre duas pessoas.”
“- Fala a verdade. Você tem um corpo ótimo. Você faz musculação? Corre?
Ele disse que só corria quando estava sendo perseguido.”
“Amor e amizade. São eles que nos fazem ser quem somos e podem nos mudar, se deixarmos.”