Que venha 2013!

27 de dezembro de 2012


Mais um ano se passou - e muito rápido por sinal - e aqui estou eu na contagem regressiva para 2013 chegar, pois a gente sempre espera que o que vem seja melhor do que o que passou.

Foi muito bom poder passar mais um ano falando de algo que eu amo e que faz parte da minha vida desde que eu me entendo por gente. Eu não consigo imaginar um momento da minha vida em que os livros não estiveram presentes e não foram importantes. Eles sempre tiveram um significado na minha vida muito maior do que eu possa expressar em palavras e até mesmo das minhas crises existenciais eles fizeram parte.

2012 foi um ano de muitas mudanças na minha vida - algumas radicais - que me marcaram de muitas maneiras e final de ano é aquela época que a gente esquece as coisas ruins (ou pelo menos tenta) e faz uma retrospectiva só das boas. 

Falando em coisas boas, meus maiores presentes do ano foram meus dois livros que publiquei de forma independente: Meu querido professor em janeiro e Como perder uma amiga em 10 passos no mês de novembro - com direito a lançamento na Livraria Edital que me recebeu de braços abertos. Eu só tenho a agradecer aos amigos e leitores pro todo o apoio, incentivo, palavras de carinho. Nunca em toda minha vida, nem nos meus sonhos mais doces eu poderia imaginar o efeito que eles causariam nas pessoas. São essas coisas que nos fazem ter esperança e querer seguir em frente mesmo com todas as dificuldades e pedras no caminho.


Não posso esquecer da Bienal de SP que era meu sonho conhecer e esse ano eu consegui, foi lindo! Encontrei vários amigos e escritores queridos, pude finalmente dar um abraço na Carina Rissi e pude dizer para a Lucinda Riley o quanto "A casa das orquídeas" mexeu comigo.

Agradeço a todos que fizeram desse meu ano feliz direta ou indiretamente. A cada escritor que colocou um sorriso no meu rosto, me deixou apreensiva, na torcida ou me fez chorar.  E desejo que 2013 venha cheio de bençãos e realizações para todos nós. Que cada dia possa ser de superação e alegria.

Alguns desejam a "paz mundial" (eu também), mas eu desejo que a literatura nacional possa ganhar ainda mais espaço que nesse ano de 2012 e que as pessoas possam conhecer quanta coisa de qualidade nós temos por aqui.

Algumas coisas podem não ter dado certo no ano que passou, mas sempre encontramos novos sonhos e alguns que nem sabíamos que existiam ou que estavam adormecidos por um longo tempo. Aproveitem a data para sonhar ainda mais, traçar novos objetivos, metas, fazer planos e principalmente correr atrás e realizá-los!