Seis Coisas Impossíveis

30 de novembro de 2013




Sinopse: "Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como:
1. Beijar a garota. 
2. Arrumar um emprego. 
3. Dar uma animada na mãe. 
4. Tentar não ser um nerd completo. 
5. Falar com o pai quando ele liga. 
6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... 

Mas impossível mesmo será: 

1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 
2. Não rir muito com os devaneios dele. 
3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 
4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 
5. Parar de ler este livro. 
6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado..."

Vou começar dizendo que não, eu não abracei o livro depois de terminar de ler, mas motivos para fazer isso não faltaram. Ele é fofo, divertido e dá a sensação de ser muito verdadeiro. Não tem como não gostar do Dan e não torcer muito por ele. 

Eu me identifiquei muito com o livro e com o Dan em diversos aspectos. Sou viciada em listas e também tenho um cachorro muito velhinho. Adoraria ter tido um baile no colégio e um sótão cheio de coisas antigas. É incrível como sem perceber e com passos de formiga ele vai conseguindo transformar não só a sua vida, que tinha despencado drasticamente, como consegue transformar sua lista de coisas impossíveis em possíveis e o mais legal é a forma com que tudo acontece, porque não é nada mágico e nem cai do céu ou algo parecido. Tudo é conquistado com muito esforço e amadurecimento. Parece uma história real e eu já estava me sentindo a melhor amiga do Dan e assim como Howard, doida para dar uns palpites.

Não tem como não ficar falando em como ele se superou, do nada ele ficou totalmente sem dinheiro, teve que mudar de escola, de casa, tinha tudo pra viver a vida reclamando e não, ele começa a procurar soluções mesmo reclamando um pouco e estranhando a nova vida. Dá um orgulho dele, porque não é só um pequeno detalhe, as coisas se juntaram para desmoronar na cabeça dele todas de uma vez e ele tão jovem mantem a cabeça erguida.

É um livro lindo e emocionante, mas não de um jeito que te faz chorar e sim rir. As pessoas que têm problemas e acham que não tem jeito deveriam ler o livro, porque ele renova as esperanças. Pelo menos comigo foi assim, passou a sensação de que dá pra conquistar mesmo aquilo que parece impossível. É claro que pode demorar ou até mesmo a pessoa acabar mudando de ideia, o importante é não desistir dos sonhos.

Será que se eu fizer a minha lista de seis coisas impossíveis consigo transformá-las em realidade? Espero que sim!