Colin Fischer

15 de abril de 2014




Sinopse: "Resolvendo o crime. Uma expressão facial por vez. O ano letivo de Colin Fischer acabou de começar. Ele tem cartões de memorização com expressões faciais legendadas, um desconcertante conhecimento sobre genética e cinema clássico e um caderno surrado e cheio de orelhas, que usa para registrar suas experiências com a MUITO INTERESSANTE população local. Quando um revólver dispara na cantina, interrompendo a festinha de aniversário de uma das garotas, Colin é o único que pode investigar o caso. Está em suas mãos provar que não foi Wayne Connelly, justamente aquele que mais o atormenta, que trouxe a arma para a escola. Afinal de contas, a arma estava suja de glacê, e Wayne não estava com os dedos sujos de glacê…"
O acontecimento principal desse livro não deixa de ser algo relativamente comum nos Estados Unidos: alguém levar uma arma para a escola e atirar. Porém, nosso protagonista não tem nada de comum e isso é ótimo!

Colin, como muitos garotos, sofre bullying no colégio, mas ele não parece se importar muito a menos que invadam a sua zona de conforto como toques e barulhos que o incomodem, por exemplo. Em seu mundo particular ele acaba atuando socialmente como observador. Ele não faz questão de conversar e nem de se envolver nas atividades que os jovens de sua idade participam. Assim como ele também não gosta de comer comidas macias e precisa frequentemente consultar os cartões que ele fez com expressões para entender as pessoas a sua volta.

Outra coisa interessante sobre Colin é que ele adora detetives e além de muito inteligente é observador e faz associações que muitas pessoas deixariam passar despercebidas.  Essas qualidades dele, junto com o fato dele estar presente na cena do crime, vão ajudá-lo  a investigar o que realmente aconteceu, pois ele tem certeza que o acusado - o colega que o persegue desde pequeno - não foi o culpado. 

Não posso esquecer de mencionar Melissa, que ele conhece desde pequeno e que parece não discriminá-lo e nem manter Colin afastado como as outras pessoas fazem, pelo contrário. Ela gosta de quebrar algumas regras dele, pelo que parece sem saber, e por incrível que pareça ele parece ter uma paciência extra quando se trata dela. Inclusive, para ele ela parece se diferenciar das outras pessoas em alguns aspectos.

Ele tem algo que o diferencia das outras pessoas, e isso é notado pela sinopse e por algumas descrições no livro, mas como isso foi algo que me deixou muito curiosa para entender, não vou mencionar o nome para deixar que você também possa descobrir com a sua leitura. Eu só sei que eu me encantei com Colin e fiquei imaginando como seria sua vida conforme fosse crescendo, porque pelas evoluções que ele vai apresentando, pois ele vai vencendo alguns de seus obstáculos para alcançar o que ele precisa e o professor de Educação Física tem um papel muito importante nisso. Aliás, professores costumam nos ajudar em muitas coisas, mas as vezes acabamos nem percebendo.

É uma leitura rápida e encantadora, que ao meu ver cai bem em qualquer idade!