Dose dupla: A letra Escarlate + A mentira (Easy A)

5 de abril de 2014

Nathaniel Hawthorne
Editora: Martin Claret
Páginas: 248
Sinopse:"A ficção de Nathaniel Hawthorne, cuja sólida construção estilística fez dele o primeiro grande romancista dos Estados Unidos, apresenta os dilemas de personagens que, cerceados por uma sociedade puritana, buscam o direito à liberdade afetiva. Hawthorne desce aos segredos do subconsciente reprimido, à tensão dos impulsos contraditórios, à angústia que transita da inocência à perversidade. É um moralista da ambigüidade, estilista que se expõe em recortes autobiográficos profundos. Sua obra-prima, A Letra Escarlate (1850), é um romance histórico, ambientado nos Estados Unidos do século XVII. O romance foi transposto para o cinema, obtendo grande sucesso de público e de crítica."

Hester cujo o marido esta longe vive em city e aparece grávida gerando uma grande polemica... Na epoca as mulheres que cometiam adulterio eram condenadas. Sua pena foi usar uma letra A cor de escarlate em seu peito. O que a afastou da sociedade..
O que escrever sobre esse livro? Confesso que me assusta um pouco falar dessa obra, se é que me entende... Afinal, é um clássico, e clássicos geralmente assustam.
Com toda a sua complexidade, linguagem e mentalidade do tempo que foi escrito, creio que o resultado foi uma bela maneira de tratar de um assunto tão polêmico , principalmente naquela época em que tinha uma proporção muito maior, já que hoje em dia encaramos com uma quase naturalidade.
Logo no começo eu descobri a verdade. Não sei se isso fez diferença na minha opinião sobre o livro, mas não diminuiu em nada a vontade de ler até o fim.
Vale a pena se infiltrar nessa história, conhecer os costumes, pensamentos, crenças etc que eram típicos daquele tempo. E também, é claro, conhecer a saga de Hester Pryne.
Existem muitos preconceitos e empecilhos que a mente de alguns de nós coloca em cima de obras como essa (clássicos) não permitindo assim o real aproveitamento dessa arte.
Achei a biografia do autor interessante.


Sinopse: "Olive (Emma Stone) era aquele tipo de estudante cuja presença não era notada por ninguém, além de sua melhor amiga Rhiannon (Alyson Michalka). Quando ela a convida para passar um fim de semana acampando, Olive dá como desculpa que irá se encontrar com alguém. Na segunda seguinte Rhiannon lhe pergunta como foi o encontro e, para manter a história, Olive diz que perdeu a virgindade com ele. A notícia é ouvida por Marianne (Amanda Bynes), a crente da escola, que logo a espalha para os demais alunos. A situação altera o modo como as pessoas olham para Olive, o que faz com que ela se sinta dividida: ao mesmo tempo em que se sente mal por olharem para ela graças a uma mentira, ela gosta de enfim receber a atenção das pessoas. A situação potencializa ainda mais quando ela aceita a proposta feita por Brandon (Dan Byrd), seu amigo gay, de que finjam ter relações sexuais durante uma festa onde todos da escola estejam presentes. Desta forma Brandon passa a ser visto como heterossexual, deixando de ser perseguido, e Olive assume de vez a figura de vadia da escola. Só que ela não podia imaginar até onde sua fama iria levá-la."


Eu, particularmente, adoro adaptações de clássicos para filmes adolescentes contemporâneos. E esse realmente me agradou, tanto que eu assisti mais de três vezes. Essa atriz ficou muito boa nesse papel. É um filme que eu super recomendo. Se você ainda não assistiu, o filme é de 2010. 
Faz muito tempo que eu vi esse filme e o livro tem mais tempo ainda que eu li. Para quem me conhece, nem preciso dizer o quanto eu adorei a Amanda Bynes fazer parte do elenco. Mas agora não é dela que estamos falando, e a Emma Stone entrou na minha lista de atrizes que eu procurarei acompanhar na medida do possível. Eu ter lido "A Letra Escarlate" me ajudou muito a entender além do que o filme mostra (e acabei entendendo o código\símbolo) quando ele apareceu em outro filme que não me recordo o nome, mas isso me deixou muito feliz.
Nesse filme, mesmo sem ter feito as coisas a que ganhou fama, Olive preferiu assumir o que falavam dela do que desmentir, até porque as pessoas nunca acreditam mesmo. Mas essa atitude de fingir não ligar pra nada misturada com a tentativa de ajudar os outros e ainda ganhar alguma coisa com isso não tem só o lado bom. É claro que vão aparecer desafios a serem superados. 
Eu não vou contar muito, prefiro deixar para você assistir e decidir o que acha. ;)