A probabilidade estatística do amor à primeira vista

8 de julho de 2014

A Probabilidade Estatística do Amor À Primeira Vista



 Sinopse: "Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia."

Essa capa já me dava vontade de ter esse livro independente de qualquer coisa. Morro de amores de tão linda. Até que na Bienal do ano passado, no último dia já perto de fechar, a editora colocou 40% de desconto. Eu que já tinha jurado não comprar mais nada, nem um livrinho infantil de 1 real, não resisti. Porém, nesse nosso meio todo mundo sabe que comprar não é sinônimo que vá ser lido tão cedo. Mas sabe aquele momento em que você procura um livro pra ler por instinto e se depara com um e pensa 'É esse!'? Não tem um motivo específico, você simplesmente sabe...

Comecei antes de dormir só pra ver qual era a dele e quando vi estava na página de agradecimentos, o livro cheio de post-it e o relógio marcando 4h45m da madrugada.
"Será melhor ter alguma coisa e perdê-la, ou nunca a ter tido?"
Dois jovens com seus conflitos familiares que se encontram por acaso no aeroporto. Até aí tudo normal se não tivesse rolado uma forcinha do destino. Eu sempre gostei de pensar sobre o 'e se...?' e a proposta inicial é essa. Por uma lista de fatores que foram acontecendo durante o dia fez com que Hadley se atrasasse 4 minutos e perdesse o voo. Por ter que esperar o próximo ela acaba conhecendo Oliver que tem um lugar na mesma fileira que ela. Destino? Acaso? Só se sabe que a sorte está lançada.

Dois estranhos que acabam tendo coisas em comum, coisas pra compartilhar além de um mesmo voo para Londres. O livro se passa em  24 horas, mas parece uma eternidade. Acontece tanta coisa em um dia que com certeza marcará  a vida dos dois pra sempre. É o fim de alguns ciclos, início de outros. É a vida sendo como ela é.

Nem preciso dizer que gostei do livro, né? Depois que acabei de ler comecei a pensar na vida e comecei a chorar, chorei litros e só fui conseguir dormir mesmo lá pras 7h da manhã.

Preciso mencionar que mais uma vez me deparo com um livro em que a pessoa vai pra Londres e tudo se resolve. Não sei se é um sinal da vida, se é de propósito ou coincidência que todos esses autores escolham a terra da rainha pra salvar nossos personagens queridos. Só sei que eu gostaria muito de pegar um avião e ter meus problemas, magoas e tristezas resolvidos ao pisar naquelas terras. Quem sabe um dia? Por enquanto eu tenho que torcer pra tudo se resolver por aqui mesmo...rs