O grande Ivan

19 de janeiro de 2015

O Grande Ivan
Sinopse: "Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...

Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?"

Confesso que quando recebi o livro não me interessei logo de cara. Até que um amigo meu acabou o escolhendo para a primeira leitura de 2015 e disse que se surpreendeu positivamente e falou coisas muito boas sobre. Como confio bastante na opinião dele e por termos gostos parecidos para leitura, peguei pra ler também.

O livro foi baseado numa história real de um gorila que viveu entre os humanos. Só que o diferencial dele é que foi contado pelo próprio gorila. Por isso mesmo ele tem uma diagramação peculiar dividindo o livro em pequenos tópicos - as vezes tão pequenos que ocupam apenas algumas linhas.

Achei que a autora conseguiu passar de uma forma interessante como seriam os pensamentos de um gorila caso tivéssemos acesso a eles. No começo tive dificuldade em me envolver com o conteúdo, mas aos poucos Ivan e sua turma foram me conquistando e terminei o livro feliz e emocionada.

Além de Ivan, também conhecemos a sua amiga elefanta Stella, o seu amigo cachorro Bob, a pequena elefanta Ruby, e de humanos temos o dono de Ivan, o zelador e sua filha. Esses são os que aparecem mais e que contribuem diretamente para tudo que acontece. Aliás, filha do zelador é uma gracinha de garota, não tem como não gostar dela e do seu papel nesse livro.

É um livro legal para todas as idades, para pais lerem para seus filhos. é uma leitura leve e ao mesmo tempo com momentos de intensidade. Nos faz pensar sobre os animais que vivem presos em circos e em outros lugares e como eles são tratados e possivelmente no que eles pensam e sentem sobre isso. Tá, você pode até dizer: 'Mas animais não pensam!' e eu me pergunto: 'Será?'. Observando principalmente os animais domésticos e seus comportamentos dá pra notar que alguma forma de consciência eles têm, de memória e tudo mais.