A última carta de amor

22 de janeiro de 2015

A última carta de amor
Sinopse: "Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.
Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico."
Depois de tantas recomendações, peguei esse livro para ler cheia de expectativas. Mas chegou um momento em que me vi perdida na leitura e só depois fui me dar conta que a autora fica alternando entre vários tempos, mas dois deles muito próximo eu custei a perceber e só assim começou a fazer realmente sentido pra mim. Acho que andei lendo muitos livros lineares. Não pense que isso me fez desgostar do livro, pelo contrário, eu gosto muito de livros assim e principalmente aqueles que contam com tempos em que eu não vivi. Adoro conhecer como eram os locais antes de eu existir, como as pessoas viviam na época, mesmo que seja através de pessoas que não existiram de verdade.
"- Mas você não é a única, é? Todo ato tem uma consequência, Ellie. Na minha opinião, o mundo se divide entre aqueles que veem isso e tomam suas decisões de acordo e os que simplesmente vão atrás do que lhes parece bom na hora."
Entre os capítulos a autora colocou trechos de cartas, sms, bilhetes, e-mail de "últimas cartas" entre casais e foi um toque interessante. Aliás, a capa e diagramação desse livro são muito fofas. Até me perdi em quanto tempo faz que via esse livro em livrarias e tinha vontade de ler, mas sempre fui adiando até que a oportunidade surgiu. Posso dizer que estou com sorte nas minhas leituras de 2015, até agora nada me desagradou e tive gratas surpresas.
"Ellie vai pegar o dinheiro no bolso e acaba pegando a calcinha da noite passada. O Pai Exausto tosse - ou talvez tenha sido um ataque de riso suprimido. Ela se desculpa, o rosto ardendo, entrega o dinheiro e vai para a ponta do balcão, onde fica cabisbaixa esperando seu café."
Esse livro conta sobre tantas pessoas que nem vejo como falar dele sem dar algum spoiler. Foi intenso acompanhar tudo que aconteceu e me fez lembrar os livros da Lucinda Riley e até mesmo o Simplesmente Acontece. Preciso dizer que não é um livro que passa despercebido, que você lê e esquece. São muitos acontecimentos e intensos que devem conseguir mexer até com quem se diz insensível. Não tem como não se emocionar com a história da Jennifer e se ver tentando descobrir junto com ela tudo que aconteceu. Também não vejo como não refletir sobre a vida da Ellie, mesmo que você não tenha vivido nada parecido. Elas viveram sua juventude em épocas diferentes, mas acabam se ligando de uma forma inesperada e isso dá um toque especial.
"- Se eu me permitisse amar você, isso me consumiria. Só existiria você. Eu viveria com medo de que você pudesse mudar de ideia. E, se isso acontecesse, eu morreria."
Sei que não é uma história real, mas fico me perguntando quantas pessoas em muitas outras épocas e até mesmo nos dias de hoje não passaram por dilemas como esses e fico me perguntando que desfecho tiveram. Devem haver muitas e muitas histórias parecidas com essa ou até mesmo mais interessantes ou menos espalhadas por aí. Sem dúvida esse livro vai ficar marcado em mim.
"Ela é... mais complicada do que parece.O chefe sorri com ironia.- Nunca conheci uma mulher que não fosse.- É... Bem, eu não gosto de complicações.- Não existe vida livre de complicação, Rory. Todos nós acabamos fazendo concessões no fim."
Mesmo sabendo que provavelmente não são livros fáceis, assim como esse não foi, quero ler as outras obras da Jojo Moyes e ver o que mais ela poderá me proporcionar e como poderá me surpreender.
"- Sabe, não se pode fazer alguém voltar a nos amar. Por mais que se queira. Às vezes, infelizmente, a questão do momento apenas... não bate."