Esposa 22

25 de fevereiro de 2015

Esposa 22
Sinopse: "Esposa 22 - Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento."

Esse livro foi MUITO recomendado pela minha amiga Evellyn, então quando eu estava na Bienal e o vi por apenas R$5,00 levei pra casa, mas confesso que enrolei muito (mais de 1 ano) para começar a ler. O começo me irritou um pouco (aliás, ultimamente isso tem acontecido muito comigo no início dos livros e me pergunto se sou eu ou se por acaso muitos dos livros têm esse efeito sobre mim), mas depois de tanta recomendação eu não iria desistir dele facilmente.

Depois eu fui me envolvendo com a protagonista e suas paranoias, sua vida e os acontecimentos a sua volta. Ela tem uma vida bem normal: casada, dois filhos, amigos. Está numa idade crítica e se vê repensando o casamento depois do marido perder o emprego e falar algumas coisas impróprias. Tudo muda quando ela recebe um e-mail oferecendo dinheiro para participar de uma pesquisa sobre casamentos. Em alguns momentos aparecem as respostas dela para as perguntas e só podemos imaginar quais foram as perguntas feitas.
"É isso que odeio em comunicação on-line. Não há como julgar o tom."
Chegou um ponto em que comecei a pensar coisas horríveis sobre algumas pessoas do livro depois de ver tanta bullshit no mundo real e eu perguntei várias vezes sobre a minha teoria, mas minha amiga não quis me contar. AINDA BEM. 
"Tenho a sensação de que chegamos a um ponto em que nossas experiências, nossas lembranças - nossa vida inteira, na verdade - não são reais a menos que as publiquemos na internet."
Fiquei muito feliz com o final que teve. Mesmo sendo ficção bateu aquela esperança na humanidade que já está abaixo de 10% no meu reservatório. Pelo menos na ficção podemos ver coisas boas e torcer para elas se transportarem para o nosso mundo. Apesar de ficção, achei um livro bem realista. Acredito que muitas mulheres - principalmente na idade dela - vão se identificar ou conhecer alguém que passou ou está passando pelas mesmas coisas. É uma leitura bem divertida e eu recomendo. ;)