Percy Jackson: O Último Olimpiano (Livro 5)

8 de março de 2011



"Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho."

  • Percy Jackson e Os Olimpianos
  • Livro 5 O Último Olimpiano de Rick Riordan
  • 383 páginas
"É, exato. Vou negar que disse isso, é claro, mas os deuses precisam dos heróis. Sempre precisaram. Não fosse por isso, não manteríamos vocês, pestinhas irritantes, por perto." sr. D. página 271
"Ora, eu sei que você está pensando: Puxa, isso é uma grande irresponsabilidade dele, blá-blá-blá, mas Paul me conhece muiyo bem." Percy, sobre o padrasto lhe emprestar o carro, página 9
Em primeiro lugar eu adoro o jeito de escrita do Rick Riordan, ele dá um tom de comédia dos momentos de ação até os de tristeza.
Bom, o livro é baseado em mitologia grega, Percy Jackson é um semideus filho de Poseidon, cujo participa de um juramento entre os três grandes Deuses (Zeus, Poseidon e Hades) de não terem filhos semideuses, por seus filhos serem poderosos demais, um exemplo de filho de um dos três grandes usado no livro é Hitler.
O último olimpiano se trata da batalha final contra Cronos o titã senhor do tempo. percy corre contra o tempo ao lado de Nico (filho de Hades) para tentar descobrir algo a mais da vida de Luke que abriga dentro de si Cronos. Assim se submetendo a uma arriscada aventura para tentar aumentar suas forças e lutar contra Cronos. O titã senhor do tempo forma um exercito de semideuses, monstros, titãs e deuses. Enquanto isso do outro lado se encotra os semideuses do acampamento meio-sangue, alguns centauros , as caçadoras lideradas por Thalia e um Percy Jackson quase invencível. A batalha ocorre nas ruas de Manhattan enquanto os mortais estão "desligados" da cidade por influência de um certo deus.
Cronos liberta Tifão, pai de todos os monstros, para atrasar e destruir os deuses, enquanto tenta chegar ao Empire State (o Olimpo). Como em todos os livros da série, ao decorrer vão aparecendo seres da mitologia grega e suas histórias são comentadas.
Hades mostra um lado pouco conhecido, Hermes por sua vez não fica a traz, Sr. D, ou melhor, Dionisio como sempre chato e engraçado.
Grover aparece bem mais corajoso e ao mesmo tempo amedrontado ( o que me faz lembrar Rony Weasley ), Annabeth tem um papel importantíssimo e Rachel, a amiga mortal de Percy que descobre seu destino bizarro ligado ao mundo dele.
O livro encerra de uma forma legal, mesmo com a morte de algumas pessoas o autor não detalha tanto isso, assim não tornando um livro triste ( como foi HP 7 ). Uma profecia encerra o livro deixando um gostinho de quero mais e ao mesmo tempo um conforto por saber que não pararia por ali.

MaryCabral