A visita

25 de maio de 2011

Lucia Hiratsuka
Editora DCL
Sinopse: "Um ipê florido, uma capa iluminada, um menino que espia, um homem visitante. A narrativa visual de Lúcia Hiratsuka desvenda as ansiedades do menino-morador daqui, com curiosidades e expectativas sobre aquele que chega de lá." "Um homem alto, forte e barbudo que chega de longe. Um verdadeiro ogro! E ele, o menino: curioso, sonhador, mas cheio de coragem para enfrentar qualquer ameaça...Neste livro de imagem narrativo, Lúcia Hiratsuka revela momentos de surpresa, medo, alegria e a atmosfera de silêncio que separa um menino e o estranho visitante. Mesmo assim, será um admirável encontro entre traços e cores que invadem o olhar com as artes do distante pintor. Aproxime-se deste universo de palavras e histórias que podemos inventar."


No momento em que eu abri o livro e vi do que se tratava fiquei encantada, e vou explicar o motivo. Sou estudante de Letras e faço um curso de extensão em Literatura Infantil e Juvenil, ao qual um dos temas abordados foi exatamente livros como esse, que contam-se através de imagens, isso mesmo, nenhuma palavra, apenas a imaginação do leitor. 
Com certeza quando a autora criou o livro, ela pensou no desenvolvimento dos acontecimentos, mas com um livro como esse a criança tem a oportunidade de criar a própria história a partir das imagens que ela está vendo, não tem nada pré-estabelecido e ninguém pra dizer é isso e ponto final. Cada vez que for lido (lido sim, pois imagens também são textos) a criança vai construir sentidos diferentes e isso, na minha opinião, é excelente para o desenvolvimento criativo da criança e todas elas deveriam ter ao menos um livro nesse estilo.
O livro é muito bem desenhado e expressivo, e mesmo eu, que não sou mais criança, adorei me aventurar por essas páginas e descobrir a minha visão dos fatos. Confesso que não consigo parar de folheá-lo. Aproveitarei e levarei para os meus colegas de curso darem uma olhada, assim como a palestrante sobre o tema.
Bom, desse livro eu não posso falar muito porque o conteúdo é muito pessoal para cada leitor. Se você quiser saber mais, se aventure também por essas páginas.

Para conhecer o trabalho da Lúcia Hiratsuka acesse:
www.luciahiratsuka.com.br
http://luciahiratsuka.blogspot.com