O céu está em todo lugar

30 de setembro de 2011

Jandy Nelson
Editora Novo Conceito
Páginas: 424
Sinopse: "Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda..."
"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."
Que livro lindo! - em todos os sentidos. Começando pela aparência, a capa é muito bonita e tem textura, já internamente as imagens são bem interessantes contribuindo para contar a história e a fonte azul - fugindo da tradicional preta - dá um toque especial. Todo o livro é muito bem trabalhado e cheio de detalhes, é do tipo que você para para admirar.
Lennie acabou de perder sua irmã mais velha Bailey, e por se anular deixando a irmã sempre em primeiro plano, quando se vê sozinha não sabe o que fazer. Ela fica confusa, perdida e com uma dor que é mais forte que as coisas boas em volta. Criada pela avó - a mãe foi embora quando era pequena e nunca mais voltou - ao longo do livro ela vai fazendo descobertas sobre a irmã, a mãe, e principalmente sobre ela mesma. O outro lado de Lennie é que ela é apaixonada por música, toca clarinete, adora ler - 'O morro dos ventos uivantes' tem sido muito citado nos livros ultimamente.
Junto com Tobby, o namorado da irmã e o único que para ela parece entendê-la, ela vai buscar como continuar vivendo sem a irmã (de uma maneira estranha :X). Ela também conta com Joe, um menino com sorriso contagiante e diferente dos outros garotos, ele está sempre por perto tentando ajudá-la a superar a perda. Ele é um fofo!
O livro é lindo (mais uma vez), divertido, emocionante e profundo. Dá vontade de chorar e rir ao mesmo tempo. O bonito é que no meio de tanta dor ela descobre o amor. Tem uma receita diferente mas que deu muito certo. (Falando tanto de receitas ultimamente vai parecer que eu sou do ramo culinário.) Eu me encantei com o livro, vale muito a pena ler. A Novo Conceito tem me surpreendido cada vez mais com os lançamentos. Eu gostaria que no final falasse mais sobre algumas partes, mas é o que eu falo: fica espaço para a imaginação do leitor preencher.
Tem várias passagens que poderiam ser citadas, mas dessa vez eu escolhi uma que achei profunda, mas não diz muito sobre o conteúdo do livro, porém faz muito sentido quando você está lendo:
" 'Toda vez que alguém morre uma biblioteca se incendeia.' Estou vendo uma ser queimada diante de mim."
P.S. Eu gostaria de ter gravado um vídeo só para mostrar como o livro é por dentro, mas isso não foi possível. Portanto, corram até a livraria mais próxima e procurem o exemplar para olhar, é serio! ;)