Química Perfeita

17 de fevereiro de 2012

Simone Elkeles
Editora: Underworld
Páginas: 307
Sinopse: "Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?"


Antes de começar uma resenha propriamente dita, tenho que falar no poder dos livros, ou melhor, no poder do que ele carrega: as palavras. Eu não sei se isso acontece com todos, mas comigo elas mexem de uma tal maneira que fica difícil explicar. Eu acredito na minha ligação com as palavras (por isso escrevo) e mesmo assim ainda continuo achando incrível e me surpreendendo com a maneira que tudo isso acontece. Parece que eu sempre acabo "escolhendo" o livro certo para o momento certo e eles acabam funcionando para mim como uma terapia, um remédio, sei lá... Por mais que eu discorra sobre isso, não conseguirei explicar exatamente o que quero, então, vamos a resenha.
Já está ficando um pouco clichê eu falar que amei o livro, mas Química Perfeita é perfeito. De um lado Brittany, a menina rica, aparentemente perfeita, invejada pelas outras meninas, rainha do colégio. E, do outro lado, Alex (ou Alejandro Fuentes), latino, integrante de uma gangue, vive na parte pobre do bairro.  O que ambos pensam é que não deveriam se misturar, assim como todos no colégio que visam essas diferenças de classe e tudo mais. Ela, com um futuro planejado e garantido. ele, com o destino marcado pela vida que leva e sem muitas perspectivas de futuro. Isso tudo até que a professora de Química organiza os assentos em ordem alfabética e mesmo se odiando (me engana que eu gosto), são obrigados a conviver e trabalhar em parceria.
"- Desde que você virou minha parceira de Química. Fora daqui, você é dele... Em Química, você é minha."
O livro é muito envolvente, sexy, sedutor (opa, esse é o Alex) e tem muita adrenalina correndo. É interessante compartilhar de seus mundos e do mundo do outro pelo ponto de vista de cada um, pois o livro se alterna em capítulos narrados hora por Brittany e hora por Alex.
"- Eu estava brincando. Nós não nos beijamos. - Ele se inclina para mim. - Quando isso acontecer, você vai se lembrar. Para sempre."
Essa convivência dos dois os farão aprender muito sobre a vida. Ele, que nem tudo é o que aparenta e que Britt não é só alguém fútil e que sua beleza é também interior e Britt, que mesmo na situação que vive, ele pode sim se uma boa pessoa e ter um futuro. É difícil escrever sem dar spoilers, mas toda tentativa é válida. A convivência dos dois os fazem refletir, repensar e aprender sobre muitas coisas na vida e junto nos leva a pensar sobre as nossas também. O livro mostra o preconceito e também que ele não é bom e faz com que as pessoas percam muitas coisas boas na vida, deixam de conhecer pessoas e tudo mais. Mostra que a vida é uma só e que temos que fazer valer a pena, afinal, não teremos outra chance, não é?
"Se alguma coisa eu aprendi, é que ninguém está aqui para sempre. Você tem que viver o momento, a cada dia, todos os dias... Viver o aqui e o agora."
O livro conseguiu me conquistar de todas as formas. E a capa dele? É linda! Mas pelas descrições eu achei que o Alex deveria ter uma cor mais bronzeada, não? E eu imagino a Britt com uma carinha mais meiga (bonequinha). O Colin, namorado dela, é o típico jogador de futebol, popular, só pensa em sexo e aparências. A amiga Sierra mostra que é amiga mesmo, e tem mais trilhões de personagens que eu mão vou mencionar, pois a resenha já está gigante e por mais que eu escrevesse não conseguiria passar tudo que é necessário falar sobre o livro em si, e também porque senão não sobre nada para lerem no livro...rs
Eram muitos quotes perfeitos e foi difícil escolher só alguns. Eu optei pelos que tivessem reflexões sobre a vida e alguns um pouco calientes.
"A questão é que não adiante se esconder. Isso não vai resolver seus problemas. Quando você sai do esconderijo, a vida está lá, olhando para sua cara. Acredite, eu já tentei isso. E não funciona, porque os problemas continuam existindo."
"Estou cansada de sentir medo... Medo por Alex, medo por Shelley, medo por mim mesma. Chegou a hora de encarar todos os meus fantasmas, ou acabarei me entregando à aflição e à culpa, pelo resto da minha vida.  Não sou uma pessoa perfeita. E é bom que o mundo inteiro saiba disso."