Radiante

5 de fevereiro de 2012

Alyson Noël
Editora Intrínseca
Páginas: 174
Sinopse: "Riley Blomm, a irmã caçula de Ever, da série Os imortais, é a heroína da nova série de Alyson Noël. Em Radiante, após o acidente que a matou, Riley deixou sua irmã no mundo que conhecemos e atravessou a ponte da vida até Aqui, onde o tempo é sempre Agora. Riley reencontrou os pais, também vítimas do desastre, e Buttercup, o cão da família. Ela então foi chamada perante o Conselho e um segredo lhe foi revelado:  a pós-vida não significa simplesmente uma eternidade de lazer. Riley tem tarefas a realizar. Ela é designada como Apanhadora de Almas, e Bodhi, um garoto diferente, que ela não consegue decifrar muito bem, é seu guia."

Para quem ainda não conhece, esse é o primeiro livro da série Riley Bloom, narrado por ela, que é nada menos do que irmã da Ever Bloom (protagonista da série Os Imortais). 
Depois de morrer e atravessar a ponte para o outro lado, ela descobre um novo mundo onde coisas que antes não eram possíveis podem acontecer (vestir a roupa que quiser, por exemplo) e também que tem muitas coisas a aprender. Depois de passar pelo Conselho (responsável pelo julgamento), ela terá que seguir seu guia, apelidado de Bobão por ela, e cumprir com a primeira missão que lhe foi dada: convencer o menino Radiante a deixar o castelo que ele tem assombrado por séculos. O pequeno detalhe é que muitos tentaram antes dela e ninguém conseguiu. Será que ela conseguirá completar a sua primeira tarefa?
O primeiro dia de aula foi bem diferente do que eu e Riley esperávamos e o momento diante do Conselho foi tenso. Eu não sei se gostaria de ver um trailer com os momentos em que eu teoricamente teria que explicar os motivos de ter feito as coisas. Tem sempre aquelas coisas constrangedoras que não gostamos nem de lembrar, que dirá outras pessoas vendo. Mas no fim das contas ela recebe uma missão bem legal e que ajuda outras pessoas, ou melhor, almas a encontrarem o caminho da luz. Outro 'probleminha' que Riley passa é que agora os outros podem ler seus pensamentos, e pelo jeito meio rebelde de ser, ela acaba pensando coisas que não seriam adequadas de serem captadas pelos outros. O guia dela sofre um pouco, pois ela não é do tipo mais obediente e respeitadora possível, então já imaginou, né? Mas isso torna as coisas engraçadas.
Confesso que esperava que fosse um livro com outro estilo e adorei estar enganada sobre isso. É uma leitura leve, divertida e rápida. Como o livro é pequeno, eu não vou falar muito sobre o que acontece (mais do que falei) para evitar os famosos spoilers. A capa é muito bonita e a diagramação dele uma gracinha. Ele tem passagens muito divertidas (como podem ser observadas abaixo) que me fizeram dar boas risadas.  
"- Sabe que pode materializar um novo guarda-roupa, certo? Não somos atados aos erros do passado. Então, vamos, anime-se. Feche os olhos e pergunte: O que Joe Jonas usaria?"
 "Eu iria a Londres! Lar de Robbert Pattinson, Daniel Radcliffe, príncipes William e Harry..."
 "- Sim! - praticamente gritei, desesperada para que ele me escutasse. - Tenho certeza absoluta, juro por minha própria morte!- Tudo bem, mas jura pela sua música preferida da Kelly Clarkson?"
"Não. Apague isso. Porque a verdade é que ele era muito mais que bonitinho; era praticamente o Zac Efron da pós-vida."