Escola: os piores anos da minha vida

3 de março de 2013


James Patterson e Chris Tebbetts
Editota Arqueiro
Páginas: 288
Sinopse: "É o primeiro dia de aula em sua nova escola, mas Rafa Khatchadorian já sabe que será o pior ano de sua vida. Como se não bastassem seus problemas em casa, agora ele terá que descobrir como sobreviver ao sexto ano. Por sorte, Rafa bolou o melhor plano de todos os tempos: ele se propôs a quebrar todas as regras do colégio, valendo pontos. Porém, professores, pais e valentões não curtiram essa ideia mirabolante. Será que o plano vai passar de mágico a trágico? "

Prefiro começar falando da parte editorial. A capa é atrativa e os desenhos são ótimos e enchem as páginas de vida, dá uma vontade a mais de ler (e de colorir os desenhos também rs). Eu parava e ficava um tempão observando os detalhes e tentando não deixar passar nada. A única coisa que não gostei, pois me incomodou, foi o texto não estar justificado, mas acho que foi de propósito, talvez para combinar com a bagunça, desordem da vida do personagem, sei lá... Mas se não foi de propósito, pelo menos fez sentido.

Eu acredito que o público-alvo dele sejam os meninos – na fase de criança e/ou adolescente – talvez o mesmo público de “O diário de um banana”, pois tem o mesmo estilo (apesar de eu nunca ter lido esse último, consigo ver semelhança entre eles). Mesmo não me encaixando em nenhuma dessas características acima, eu gostei de ler o livro e ter uma ideia de como os meninos dessa idade pensam, sentem e se expressam.

Ele me surpreendeu de diversas formas do início ao fim e eu gostei de como “terminou” apesar de dar indícios de que esse pode não ser o único volume. Eu não fazia ideia que o James Patterson escrevia para crianças, mas como ainda não li os livros adultos dele, não tenho – ainda – muito que falar sobre isso.

O Rafa é um garoto muito inteligente e esperto – apesar de não perceber isso – e tem um dom: desenhar. Só que as vezes a gente acaba utilizando as nossas qualidades em coisas erradas, ou melhor, deixamos de usar nas coisas boas e talvez por isso as coisas acabam não saindo como o esperado. Porém, a vida é feita de coisas assim e só experimentando a gente vai descobrir. ;)