Simplesmente Acontece

16 de novembro de 2014

Simplesmente Acontece
Sinopse:"O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples."

Atenção: esse post pode conter spoilers!

Eu sempre tento ao máximo evitar revelar coisas demais, porém com esse livro não teve como. 

Eu não sei exatamente o que dizer sobre esse livro, porque ele mexeu demais comigo. Vou tentar fazer o melhor possível, apesar de ter noção que não dá pra descrever do jeito que gostaria.    

Eu não imaginava o que aconteceria de grandioso pra fazer a diferença nesse livro, mas quando recebi o kit da NC com uma camisinha e a #secuida, comecei logo a desconfiar... rs Eu gosto muito do que a autora escreve, apesar de ainda não ter criado coragem pra ler "P.S. Eu te amo", pois sei que vou chorar muito. Os outros livros dela mexeram muito comigo de várias formas. Sabe aqueles livros que você para de ler mas eles te acompanham durante o dia na mente? Eles sempre me fazem pensar, e muito, sobre a vida em vários aspectos. E com esse não poderia ser diferente.

Confesso que o começo de "Simplesmente acontece" não me empolgou muito. Não sei se por ir passando muito rápido o tempo ou algum outro acontecimento. Até cheguei a comentar com um amigo que tinha acabado de ler e amou. É claro que eu não desisti dele, pois além de gostar muito dos livros dela, ele ainda tem formato diferente (que eu amo e também gosto de trabalhar)e é todo através de cartas, e-mails, bilhetes, chats, tudo menos narrativa tradicional.

Os anos vão passando, e a nossa Rosie vai aprendendo grandes lições. Ela tinha tudo pra ser uma pessoa revoltada, de mal com a vida etc, mas ela nos mostra uma bela lição de vida. A vida dela era normal e o que tornava seus dias melhores era o amigo Alex, só que antes de terminar o "Ensino Médio" ele teve que se mudar pra outro continente e quando ela acha que vai ao encontro dele cursar a faculdade, descobre que está grávida de alguém que ela nem gosta e que mal teve contato. 
"Por favor, pare de se torturar com perguntas cujas respostas você desconhece. Está passando por uma fase muito difícil agora, mas está seguindo adiante outra vez, como sempre faz. Cada queda te faz mais e mais forte."
Obviamente que não só todos os planos mudam, como a vida toda de Rosie. Nós vamos acompanhando através dessas formas de trocar mensagens escritas a passagem da vida dela e todos os acontecimentos, transformações, dificuldades, dilemas que ela vai passando e vamos aprendendo um pouquinho com cada erro e acerto. No começo ela era apenas uma personagem, assim como Alex e todos os outros, mas depois que vamos nos envolvendo em sua história, ela passa a ser uma 'amiga' querida que acompanhamos e ficamos na torcida pelo final feliz.

Ah, não pense que por eu ter citado toda essa reflexão de vida que o livro é de autoajuda ou melancólico, pelo contrário, ele é muito divertido e vai gerar muita risada e uma parte responsável por isso é Ruby, a amiga de Rosie depois que Alex se mudou e que está sempre por perto pra todos os momentos.
"Ruby: E aquela vez que você usou aquele vestido branco, sem calcinha por baixo, pra ir a uma danceteria e alguém derramou água em você e de repente ficou tudo transparente?"
Sobre a passagem rápida do tempo que no começo me incomodou, depois que terminei isso serviu para que eu parasse e avaliasse que a vida passa assim, num piscar de olhos, e se não aproveitarmos intensamente já era.
"Preciso fazer isso porque não vejo nenhum Príncipe Encantado vindo na minha direção para me salvar. Contos de fadas são historinhas muito cruéis para crianças pequenas."
Eu achei que desse livro eu não ia gostar, mas me enganei totalmente. E que bom! Terminei a leitura apaixonada e triste por ter que deixar Rosie e companhia. Só um detalhe: eu queria muito que não tivesse demorado tanto pra eles se reencontrarem do modo como tinha que ser. Ver todos esses desencontros da vida, que ela e ele não perceberam me fez pensar muito sobre a vida, porque deve acontecer coisas assim o tempo todo com todos nós e não percebemos. Às vezes o amor da sua vida estava lá te dando sinais o tempo todo e você não percebeu, ou então a vida foi sempre desviando vocês do caminho. E isso não serve só para o amor não, é pra tudo! Apesar disso ter me chateado um pouquinho, sei que se não fosse tudo que ela passou, não teria aprendido tanta coisa e nem se tornado quem ela se tornou. 
"A idade não é o problema; o problema é o cérebro do homem. Os homens traem suas companheiras desde que eram macacos (e pode colocar sua piada aqui), desde a era do homem das cavernas (e aqui também) até hoje, a idade do que deveria ser a do homem civilizado. Mas é assim que eles foram feitos, simples assim."
Sei que não ficou do jeito que eu queria, mas é que estou tão cheia de emoções e reflexões do livro que não tem como no momento. Só tenho mais uma coisa a dizer: leia!