Eve & Adam

25 de janeiro de 2015

Eve & Adam

Sinopse: "Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina.
Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida!
Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição."

E essa foi a minha 25ª leitura do ano. Isso significa que teremos muitas resenhas por aqui em 2015!
Mais um livro que leio por causa da recomendação de um amigo, e que até agora não me desapontou. Depois de ter lido "O grande Ivan" também da Katherine Applegate, resolvi dar uma chance a esse título e fiquei muito feliz com a minha decisão. Li tudo em um único dia.

Mesmo contendo coisas que até onde sabemos ainda são impossíveis para nós seres humanos realizarmos (vai saber o que esses cientistas andam pesquisando e colocando em prática por aí), foi tudo bem convincente. Você se envolve com a história - pelo menos eu - a ponto de não questionar as coisas que ocorrem.
"Acredito que a morte esteja na lista de desculpas aceitáveis para não fazer a lição de casa."
O livro tem três narradores alternados. Eve, Solo e Adam. A história começa a girar em torno de Eve que sofre um acidente horrível e que teria consequências gravíssimas. Ela então é transferida as pressas para a empresa da sua mãe onde ocorrem diversas pesquisas científicas sobre doenças etc e lá é que tudo começa. Principalmente porque ela conhece Solo, que além de despertar interesses amorosos, tem grande papel na trama. Ele vive ali há muitos anos, sabe de muita coisa, coisas que Evening nem faz ideia. Obviamente que aos poucos ela vai tomando ciência de algumas coisas e ainda tem que salvar a pele de sua melhor amiga que namora um mau elemento.

No meio disso tudo, enquanto está na sua recuperação, Eve recebe a proposta de testar um projeto. Criar em um simulador o homem perfeito para ela através de códigos genéticos etc. 
"- Estou fazendo o meu homem. Ela franze o semblante.- Oi?- Homem. Macho.- Sou toda ouvidos, garota."
Esse livro me surpreendeu. Criar uma obra a quatro mãos não é algo tão simples, falo isso por experiência própria, São duas visões diferentes mesmo tendo muita coisa em comum, vão existir alguns momentos em que eles irão discordar e isso pode ser um problema até se chegar em um acordo. Mas deixando minhas divagações sobre escrever de lado, os autores têm uma escrita muito boa que te faz querer ler tudo de uma vez.

Eu não sei se posso chamar de ficção científica, mas preciso dizer que não é um livro de amorzinho. Então, apreciem sem moderação! Eu gostei muito da Eve por ela não ser uma garota chatinha e cheia de mimimis. Também adorei o Solo e o papel que ele desenvolve ao longo do livro. Eu acredito que os autores tenham colocado os ingredientes em doses boas que não te deixa cansado e faz querer ler cada vez mais.