Luminoso

31 de janeiro de 2015

Luminoso
Sinopse: "Após ter completado sua tarefa com o Garoto Radiante, Riley desfruta férias ao lado de Buttercup e Bodhi. Quando um cão infernal atravessa seu caminho, a menina decide ir atrás dele – apesar da relutância de seu professor. Durante a busca, ela encontra uma jovem fantasma chamada Rebecca.
Apesar do jeito doce de Rebecca, Riley logo descobre que nem tudo é o que parece. Filha de um fazendeiro, e furiosa por ter sido assassinada durante uma revolta de escravos em 1773, ela mantém a alma dos que morreram presa em suas piores memórias. Será que Riley conseguirá ajudá-la sem se perder nas próprias lembranças dolorosas?"

Eu sabia que tinha muito tempo, mas não fazia ideia que já está quase completando 3 anos que eu li o primeiro livro da série. Como o tempo passa rápido! Essas capas, além da diagramação e formato diferenciado, são lindas e dá vontade de ter na estante. Porém, apesar delas aparentarem livros leves e fofinhos, dá pra se surpreender e muito com os temas abordados e os acontecimentos. 

Nesse segundo volume da série, Riley sai de férias com seu guia Bodhi e seu amigo inseparável - o cão Buttercup. Só que essas férias estão longe de ser um passeio tranquilo e relaxante. Após ver uma criatura muito sinistra, a nossa protagonista com seu temperamento nada fácil resolve desobedecer as ordens e 'investigar'. Acho que nem na melhor das hipóteses ela teria previsto todas as experiências que teria pela frente.
" - O livre-arbítrio é muito poderoso, Riley. Às vezes é o único modo de se dar conta do seu verdadeiro destino, embora isso requeira um bocado de confiança: em si próprio e no universo, como tenho certeza que você agora sabe."
É um livro que segundo nota da autora tem algumas partes baseadas em fatos reais e partes bem chocantes. Eu adoraria que essa parte fosse inventada e me sinto triste de saber que logo isso de tamanha crueldade realmente aconteceu. Mas os seres humanos não cansam de nos surpreender com a imaginação fértil para atrocidades.

Se eu tivesse que resumir em uma palavra eu diria que seria perdão. E se eu tivesse que dizer algo sobre o aprendizado da Riley seria acreditar mais em si mesma.

Sobre o desfecho, não podia ser mais tentador correr para o terceiro livro e ver o que acontece. Estava mais para um final de capítulo que para o fim do livro. De deixar qualquer fã louco, não? Por sorte eu comprei os três livros que faltavam da série por R$ 5,00 cada na Bienal. Pensando bem, talvez não tenha sido assim tão ruim esperar tanto para continuar lendo, pelo menos tenho todos e não preciso esperar o lançamento.